Foz do Iguaçu sedia Festival
de Turismo das Cataratas

Até sábado, seis mil pessoas devem passar pela feira, que reúne 500 expositores e é considerada uma das mais importantes do setor no País
Publicação
14/06/2012 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Seis mil pessoas devem passar, até sábado (16), pelo Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece em Foz dos Iguaçu. Considerado um dos mais importantes do setor no País, o evento foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (13) pelo secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.
“O Festival representa, acima de tudo, o espírito de integração que se quer para o turismo nacional e estadual”, disse o secretário. Ele salientou que a reunião de entidades representativas de Foz do Iguaçu e do Paraná fazem desse um dos eventos de turismo e negócios mais importantes para divulgação e comercialização de produtos paranaenses, nacionais e do Mercosul.
O evento, que está na sétima edição, reúne 500 expositores, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, empresários brasileiros e estrangeiros.
O Festival é promovido pela De Angeli Feiras, com o apoio do Governo do Estado. As ações e atrações turísticas do Paraná estão expostas no estande da Secretaria do Turismo.
De acordo com o secretário Faisal Saleh, a cada ano o Festival oportuniza a integração, o conhecimento e a troca de experiências e informações sobre o que o Paraná tem a oferecer, tanto no ambiente público como no privado. Para Saleh, o evento está sintonizado com a visão estratégica que a secretaria vem imprimindo à sua atuação, e da qual fazem parte projetos como o Pacto Paraná Pelo Turismo, o Turismo Regionaliza, a Cultura da Viagem, o Turismo na Copa FIFA 2014, o Turismo é um Bom Negócio, o Turismo Legal, o Paraná Marca, o Paranatureza, o Prodetur, o Navega Paraná e o Turismo de Fronteira.
Na abertura, Saleh, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira e representantes do turismo de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul lançaram a marca da Comissão de Turismo do Codesul – Turismo Brasil (CTBS). A proposta de criação da marca surgiu durante o Festival de Turismo em 2011, quando foi assinada uma carta de intenção.
O ministro Gastão Vieira disse que, assim como a Rio + 20, o Festival projete o País no exterior. “É o Brasil trazendo para si olhares do mundo todo”afirmou.
Para o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o turismo em Foz vive uma fase de desenvolvimento e o festival confirma a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo. “Queremos o turismo nacional no lugar que ele merece como um dos melhores do mundo”, disse Samek
Segundo o coordenador geral do evento, Paulo Angeli, a feira é a segunda maior do segmento no Sul, perdendo apenas da de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Organizamos um grande evento para divulgar todo o potencial turístico da nossa região e do nosso Estado”, disse.
Participaram também do encontro o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Sebrae, Orestes Rotz; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o diretor presidente da Paraná Turismo, Marco Venicio Alves Meyer; o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gozalez; o presidente da Abave, Antonio Azevedo; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento.
FEIRA DE TURISMO - O secretário Faisal Saleh participou no início da tarde desta quinta-feira (14) da abertura da Feira de Turismo e Negócios (FIT Cataratas). O corte da fita inaugural foi acompanhado por autoridades do turismo nacional, que em seguida circularam pelos 142 estandes dispostos num espaço de 2000 metros quadrados.
A novidade dessa atração é a participação de destinos turísticos de todo o Brasil e de outros países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Peru, além de companhias aéreas, agências de viagens e estabelecimentos da área hoteleira. Outra atração desta edição são os 11 estandes da Feira Internacional de Turismo de Compras do Iguassu (FeTurCom).
O lançamento aconteceu ocorreu durante uma coletiva de imprensa, com a presença de representantes do turismo local, e também do comércio de Ciudad del Este, no Paraguai. Participaram da coletiva a presidente-executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez; e o empresário, dono da loja Monalisa, Hammoud Sharif.
Para o secretário Faisal Saleh, é inevitável hoje se pensar em turismo, sem relacionar a compras. “O turismo de compra está para o turismo, assim como a própria concepção da palavra humana. Não existe pessoa no mundo hoje, que não viaje sem querer trazer uma lembrança do local onde visitou”, destacou.
Paralelamente à feira, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu também foi aberta, trazendo ao público projetos, ações e produtos como mel, peças de artesanato, alimentos em conserva, biscoitos e itens da agricultura orgânica.
BLOGUEIROS – A grande novidade da 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas é o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), evento que reúne os 50 mais influentes blogueiros da área no País e do mundo.
O encontro mostra a importância da internet na decisão de viagem do turista. Durante dois dias serão discutidos temas atuais e relevantes para os profissionais de turismo e pessoas interessadas em novas formas de comunicação. O sistema SETU participa do evento para formular novas estratégias de comunicação e marketing digital.
“Uma série de ferramentas começa a ser desenvolvida em parceria com a Celepar, Lactec e Secretaria de Comunicação”, disse o secretário Faisal Saleh.
A primeira discussão do dia foi sobre “Como os blogs estão mudando o mercado do turismo nacional e internacional”. Em seguida, a mesa inicial da EIBITUR apresentou os cases dos blogueiros Cinthia Ferreira (@makeupateller), Keith Jenkins (@velvetescape), Melvin (@traveldudes) e Guto Rocha (@GutoRocha).

GALERIA DE IMAGENS