A cidade de Foz do Iguaçu sedia até sábado (18) a 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, um dos mais importantes eventos do setor no País. O secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e o ministro do Turismo, Pedro Novais, abriram oficialmente o evento nesta quinta-feira (16). Saleh destacou o papel do governo estadual no fomento e desenvolvimento turístico. O evento acontece no Rafain Palace Hotel & Convention Center.
“O Festival representa o reconhecimento do Paraná no cenário nacional”, disse o secretário. Ele destacou que o governador Beto Richa tem trabalhado para fortalecer e desenvolver as 10 principais regiões turísticas do Paraná.
A expectativa dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas prestigiem o evento, que reúne 500 expositores, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, empresários do Brasil e de países do Mercosul, América do Norte e Europa.
O Festival é considerado a maior evento do segmento já realizado no Paraná. É promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pela De Angeli Feiras, com o apoio do Governo do Estado. As ações do Paraná estão expostas no estande da Secretaria de Turismo.
O ministro Pedro Novais disse que o turismo representa 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e que o governo federal trabalha para ampliar essa participação com investimento e parcerias. “Precisamos do trabalho feito em Foz do Iguaçu porque isso contribui para que o País alcance um novo patamar de turismo internacional”, afirmou.
Fazem parte da programação do Festival eventos como a Feira de Turismo, a 2ª Mostra de Turismo Sustentável, aArena Gastronômica Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a Rodada de Negócios, a eleição para a presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Hotel Show e o 5º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o maior evento técnico-científico de turismo do Brasil.
De acordo com o coordenador geral do evento, Paulo Angeli, a feira é a segunda maior do segmento no Sul, atrás apenas da de Gramado, no Rio Grande do Sul. “É um evento importante que foi planejado para divulgar as variadas ações da nossa região”, disse.
Para o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o turismo em Foz vive um momento de desenvolvimento e o festival confirma a importância das parcerias para o fortalecimento turístico dos três países da fronteira. “Juntos cresceremos para cada dia receber mais turistas e estarmos preparados para a Copa do Mundo”, disse Samek.
SUTENTABILIDADE – Uma das preocupações do Festival é desenvolver um evento ecologicamente correto. Para reduzir o impacto das emissões de gases de efeito estufa foram plantadas mais de 311 mudas de árvores nativas. O evento usará o GHG Protocol, ferramenta científica que permite analisar o conjunto das emissões geradas pelas atividades de uma empresa ou de um indivíduo.
Participaram do encontro a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer; o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi; o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana; os deputados federais Osmar Serraglio, Rubens Bueno e João Arruda.
SECRETÁRIO DE TURISMO É ELEITO PRESIDENTE DO FORNATUR SUL
O secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, foi eleito nesta sexta-feira (17) novo presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) da regional Sul. A 80ª reunião da entidade reuniu secretários dos 27 estados brasileiros e foi realizado durante a 6ª edição do F0estival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Faisal representará os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
“Um cargo de responsabilidade que aceitei pelo desafio de representar nossa região. Quero ser um canal de aproximação com o Ministério do Turismo”, afirmou Faisal Saleh. Ele destacou que os presidentes regionais têm cadeira cativa no Conselho Nacional do Turismo.
A pauta da reunião extraordinária foi a eleição da nova diretoria. Domingos Leonelli da Bahia foi eleito presidente nacional do órgão, substituindo a secretária do Mato Grosso do Sul, Nilde Brhu. Foram eleitos ainda os presidentes das macro-regionais Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Domingos Leonelli disse que o nome do Faisal representa a união do Sul para o desenvolvimento do Turismo. “É um evento importante. Pudemos opinar nas questões do turismo nacional. O Faisal será um grande parceiro para nosso trabalho”, disse o novo presidente nacional.
Durante o encontro, os secretários apresentaram ao ministro sugestões e reivindicações para estimular e fortalecer o turismo nos estados, entre eles a melhor divisão de recursos federais, obras de infraestrutura nos aeroportos e elaboração de programas de capacitação profissional. O Fornatur defende, a partir de proposição do Estado do Paraná, priorizar a projeção do turismo no cenário político nacional, como setor estratégico da economia e do fortalecimento dos órgãos oficiais estaduais.
DECLARAÇÃO DE FOZ – Faisal Saleh entregou ao ministro do Turismo, Pedro Novais, um documento que solicita ao governo federal mais visibilidade e recursos para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O documento foi assinado e elaborado pelos secretários de turismo durante reunião nesta quinta-feira (16) em Foz do Iguaçu.
Pedro Novais disse que recebe a carta com satisfação e se comprometeu a analisar as sugestões. ”Recebo as sugestões e me vamos com uma equipe técnica estudar cada uma delas.
FORNATUR - Criado em 2000, o Fornatur é um colegiado técnico formado por secretários de todos os estados do Brasil. O Fornatur é a ferramenta mais importante de aproximação dos estados com o Ministério do Turismo. É o responsável por formular propostas conjuntas e discutir com o ministério políticas públicas para o turismo.