Fórum discute diversidade
etnicorracial no Paraná

Evento reúne professores da rede estadual de ensino e das redes municipais de Curitiba e Pinhais
Publicação
28/07/2011 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 100 professores da rede estadual dos 32 Núcleos Regionais de Educação e profissionais das redes municipais de Curitiba e Pinhais participam, até sexta-feira (29), do 8º Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná, em Pinhais. O evento, iniciado na quarta-feira (27), tem palestras, oficinas e debates sobre a visão africana e indígena, olhares sobre as histórias, religiões e tecnologias.
“O fórum é importante porque permite a articulação de futuras ações e legitima a cultura da diversidade”, destacou a diretora do departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Luciane Vanessa Fagundes Mendes. Ela lembrou que, pela primeira vez, a comunidade cigana está participando do evento.
Os professores participam de cursos sobre o uso da matemática no cotidiano guarani, projeto político pedagógico nas escolas indígenas, religiões de matriz africana e educação, saúde da população negra, línguas xetá e guarani nas escolas, história e saberes ciganos e comissões permanentes da diversidade e equipes multidisciplinares.
Para Alessandra Cardoso Lopes Daniel, diretora do Colégio Estadual Patrimônio Santa Maria, de Congoinhas, o encontro fornece para para o desenvolvimento de atividades com os alunos. “O conteúdo do curso será discutido com a equipe multidisciplinar da escola e vamos preparar ações que valorizem as diversas culturas”, disse.
Na sexta-feira (29), serão tratados temas como a “Lei nº 10.639/2003: a história e a cultura afro-brasileiras e africanas”; “Lei nº 11.645/2008: a história e a cultura indígenas; saberes e educação quilombolas”; “O uso da matemática no cotidiano guarani”; “Cosmovisão africana e tecnologia: articulações com a educação”; “Etnomatemática africana e educação”; “Projeto político-pedagógico nas escolas indígenas”; “Religiões de matriz africana e educação”; “Línguas xetá e guarani nas escolas”; “Histórias e saberes ciganos”; “Comissões permanentes da diversidade e equipes multidisciplinares”.
Ainda ocorrem mesas de debates abordando os seguintes assuntos: “Experiências nas ações de implementação da educação das relações étnico-raciais" e "Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná: histórico, desafios e perspectivas". Ao final, será realizada assembleia geral do fórum e a escolha do município que será sede do próximo encontro.
O Fórum é realizado com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, APP Sindicato, Associação Cultural da Negritude e Ação Popular dos Agentes da Pastoral de Negros, União dos Negros pela Igualdade, Ipad Brasil, e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS