Formação continuada de professores
é prioridade, reafirma Flávio Arns

O governador em exercício e secretário da Educação abriu nesta quarta-feira (20) o XI Congresso Interestadual de Educação do município de Rio Negro
Publicação
20/07/2011 - 10:59
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo do Paraná irá investir na capacitação dos professores para oferecer uma formação continuada de qualidade. Arns abriu o XV Seminário de Educação e o XI Congresso Interestadual de Educação do município de Rio Negro e destacou a necessidade de políticas públicas que possibilitem aos profissionais da área atualizar seus conhecimentos e trocar experiências.
“Queremos mais qualidade na nossa educação e vamos investir na promoção de cursos de aperfeiçoamento para os professores. Estamos em um esforço consistente para oferecer aos profissionais melhores salários e condições de trabalho”, disse o governador em exercício. Arns afirmou ainda que o governo estadual tem o compromisso de apoiar as escolas de educação especial do Paraná.
“Diversidade e Aprendizagem” é o tema central do congresso, que é promovido pela prefeitura de Rio Negro e reúne palestrantes renomados para uma análise do processo de ensino-aprendizagem escolar no Brasil. Aproximadamente 1000 congressistas de diversos municípios do Paraná e região Sul participam do evento, considerado uma referência no Estado, e que tem o objetivo de promover a formação continuada dos profissionais da educação.
DIVERSIDADE - Para o governador em exercício, cursos e seminários como os de Rio Negro são importantes para os professores aprimorarem os conhecimentos e avançarem na carreira. Arns também destacou a importância de os profissionais saberem lidar com a diversidade no ensino público: “As escolas precisam praticar a inclusão para que os alunos sejam cidadãos. O Paraná tem de valorizar as diferenças em escolas quilombolas, indígenas, de acampamentos, assentamentos e regiões isoladas”.
Arns destacou que um dos maiores problemas das escolas é não ter conhecimento para lidar com alunos que apresentam quadro de distúrbio mental. “Para que a diversidade realmente ocorra no ensino público faz-se necessária a aproximação entre o poder público e a comunidade. O governo do Paraná quer avançar nesse sentido”, disse.
Para a coordenadora educacional do município de Rio Negro, professora Márcia Moura, o seminário é fundamental para a capacitação dos profissionais. “Temos que estar sempre aprendendo para melhorar a educação. Queremos avançar e saber lidar com o ensino de alunos especiais e, nesse sentido, esse encontro será muito positivo”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS