A Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, começa a substituir neste mês os carnês de financiamentos do microcrédito por boletos registrados. As operações de crédito desse tipo são de até R$ 20 mil.
A instituição já implantou os novos boletos registrados para as demais operações, atendendo à determinação do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O objetivo é aumentar a segurança, evitando fraudes e reduzindo prejuízos com transações que usam boletos para cobrança.
As novas regras do Bacen exigem que, ao ser emitido, todo boleto de cobrança deve ser previamente registrado no sistema bancário e ter vínculo direto com o pagador pessoa física, por meio do CPF, ou o pagador empresa (pessoa jurídica), por meio do CNPJ.
A Febraban estabeleceu um cronograma para implantação da nova plataforma de cobrança, de acordo com o valor dos boletos, entre 10 julho e 11 de dezembro de 2017. A partir de dezembro a rede bancária não aceitará boletos de cobrança sem registro.
A Fomento Paraná foi a primeira agência de fomento no País a iniciar a emissão de boletos registrados, em março de 2017. A empresa está fazendo todos os esforços para que essa mudança tenha o menor impacto possível na vida dos clientes.
INFORMANDO - A mudança de plataforma de cobrança deve afetar principalmente os clientes de contratos de microcrédito, que recebem carnês com boletos para pagamento das parcelas.
A empresa está informando todos os clientes sobre o processo de mudança e orientando a fazer a troca dos boletos ou carnês, para evitar problemas na hora de pagar as parcelas, que podem causar inadimplência ou pagamentos em duplicidade de alguma parcela.
VANTAGENS — O boleto registrado traz mais segurança para as transações bancárias. Fica mais fácil reconhecer que uma cobrança é autêntica. O documento também impede que o cliente cometa erros ao fazer um pagamento, pagando a mais ou a menos.
Muitos clientes terão uma facilidade a mais, porque o novo boleto registrado poderá ser colocado em débito automático em conta corrente ou em Débito Direto Autorizado (DDA). Dessa forma, não será preciso ir ao caixa do banco ou digitar códigos de barras na internet ou nas máquinas de autoatendimento para cada pagamento.
Confira mais detalhes em http://www.fomento.pr.gov.br