Fomento Paraná participa do
Encontro das Micro e Pequenas
Indústrias do Paraná

Instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado apresentará linhas de crédito de baixo custo para o segmento em evento promovido por entidades do setor produtivo paranaense
Publicação
08/05/2015 - 09:25
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná é uma das participantes e apoiadoras do Encontro das Micro e Pequenas Indústrias do Paraná, que será realizado nos dias quarta e quinta-feira (13 e 14), no Centro de Eventos do Sistema Fiep – Campus da Indústria, em Curitiba. A proposta do encontro é fomentar um ambiente favorável ao fortalecimento da competitividade industrial, por meio da troca de informações sobre crédito e inovação.
Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná, Sebrae/PR, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o encontro tem formato interativo, com histórias reais de indústrias que melhoraram seus desempenhos a partir de crédito e inovação.
ACESSO AO CRÉDITO - O evento terá palestras e painéis, no primeiro dia, entre elas uma sobre o acesso ao crédito, da Fomento Paraná, e uma série de oficinas relacionadas a investimentos e novas ideias, no segundo dia.
No dia 13, o jornalista Dony De Nuccio, da Globo News, conduzirá um talk show com o tema “O Desafio na Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias no Paraná”. Na sequência, o publicitário e contador de histórias Eloi Zanetti abordará casos de inovação, com exemplos de indústrias paranaenses que superaram dificuldades. A programação do dia se encerra com um talk show sobre crédito, mediado pela jornalista da TV Globo e Rede CBN, Mara Luquet.
No dia 14, informações práticas sobre garantias de crédito, design, educação financeira e elaboração de projetos para a captação de recursos são alguns dos temas dos cursos oferecidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site encontrodasindustrias.com.br.
GARANTIDORA DE CRÉDITO - Uma das grandes novidades do Encontro das Micro e Pequenas Indústrias do Paraná será o lançamento da sexta Sociedade de Garantia de Crédito (SCG) do Paraná, previsto para o dia 13. A entidade atenderá demandas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. É uma boa notícia para industriais e também para micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços que têm dificuldades na obtenção de aval na hora da concessão de crédito.
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, afirma que a nova SGC ampliará a abrangência do sistema, uma vez que estão em operação entidades nos mesmos moldes nas regiões centro-sul, noroeste, norte, oeste e sudoeste do estado.
No Paraná, estado com maior número de SGC, Agostini atribui a evolução a parcerias com entidades e cooperativas de crédito, como Faciap e Sicoob, e instituições financeiras, como a Fomento Paraná. “O Sebrae é o fomentador, um grande apoiador técnico, de know-how”, detalha.
Para Agostini, o Brasil ainda está na fase inicial do sistema de garantias de crédito para pequenos negócios. “O modelo foi previsto pela primeira vez na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, de 2006”, relembra.
O gerente de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Marcelo Antonio Percicotti, afirma que as garantidoras de crédito são importantes para garantir o acesso das micro e pequenas indústrias a recursos para investimentos de curto e médio prazo.
“Antes das SGC, era mais difícil para as pequenas que, na maioria das vezes, não dispunham das garantias reais exigidas no momento de acessar o crédito”, diz ele.
A Fomento Paraná mantém convênios com as SGCs GarantiOeste, NoroesteGarantias, GarantiNorte e SudoesteGarantias. “É um mecanismo muito importante que nos permite aumentar o leque de oferta de crédito para apoiar os empreendedores paranaenses”, afirma Juraci Barbosa, presidente da instituição.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr