Fomento Paraná e Sebrae reúnem 250 agentes de crédito

Durante dois dias (31 e 01) os agentes participam de atividades e assistem palestras motivacionais para conhecer casos de sucesso e conhecer experiências que contribuam com o trabalho nas cidades. O encontro acontece nas instalações da Copel em Faxinal do Céu, no município de Pinhão
Publicação
31/10/2017 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, e o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) reúnem nesta terça (31) e quarta (1) cerca de 250 agentes de crédito e desenvolvimento em um encontro estadual que acontece nas instalações da Copel em Faxinal do Céu, no município de Pinhão.

O diretor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Malucelli Neto, destaca o encontro como o evento mais importante do ano na parceria com o Sebrae. “É um momento no qual nos reciclamos, nos conhecemos melhor e no qual podemos valorizar as pessoas que fazem com que o Paraná se desenvolva mais rápido levando o microcrédito ao micro e pequeno empresário”, afirma Malucelli. “E vamos premiar essas pessoas por seu desempenho nos municípios, o que representa também um estímulo para que novos agentes se formem”.

Para o gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae, Cesar Risseti, o trabalho conjunto das duas instituições está fazendo a diferença em todas as regiões do estado. “É uma política pública que o Governo do Estado e o Sebrae-PR têm levado para todos os cantos”, afirma Risseti. “O crédito da Fomento Paraná tem enriquecido as economias dos municípios e isso tem desacelerado o processo de esvaziamento dos municípios”.

Segundo ele, o encontro faz com que as pessoas percebam a importância de se trabalhar o crédito e do desenvolvimento em suas cidades. “Para que as cidades tenham um processo diferenciado, que atraia e sustente as micro e pequenas empresas e os empreendedores ali instalados”, acrescenta.

Durante dois dias os agentes participam de atividades e assistem a palestras motivacionais para conhecer casos de sucesso e conhecer experiências que contribuam com o trabalho nas cidades. Um dos palestrantes é Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz, um empreendedor que começou a vender brownies de chocolate para os colegas de colégio, aos 15 anos, e hoje é sócio de uma empresa que fatura mais de R$ 8 milhões por ano. Luiz foi reconhecido pela revista Forbes como um dos 30 empreendedores mais promissores abaixo dos 30 anos.

“O primeiro passo para empreender é ter uma ideia, alguma coisa para empreender. E fazer o mínimo possível para viabilizar. Dar um passo de cada vez. Se quer produzir brownie, vai ao mercado, compra açúcar, farinha, ovo, manteiga e Nescau e faz o seu brownie, para ver se dá certo. Seles gostarem, tem mercado”, diz o jovem.

A palestrante motivacional Adriana Medeiroz, doutora em Psicologia Existencialista e autora do livro ‘O dia da mudança’, também mandou um recado para o empreendedor sobre o dia da mudança: “É todos os dias. É quando ele se dá conta do poder que ele tem de fazer a sua mudança para buscar aquilo que vai realizá-lo pessoal e profissionalmente. É só estar atento às suas competências, aos seus dons, aos seus talentos e acreditar que pode, porque pode. É só ter esse entendimento, porque nós somos seres cocriadores e podemos criar, porque a mente cria. Precisa ter a mente criando, o sentimento que atrai e a ação que realiza”, diz.

ATIVIDADE — A atuação dos agentes contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios e com a movimentação da economia. Afinal, as micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 27% do PIB nacional.
Essa atuação é de importância vital para a efetivação dos dispositivos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, especialmente em temas como microcrédito, compras governamentais e desburocratização.

AGENTES - Atualmente a Fomento Paraná possui 243 agentes de crédito credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do Estado. A atuação da rede de parceiros permitiu a contratação de mais de R$ 221 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 22,5 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais.

O agente de crédito é responsável pelo atendimento inicial e análise da viabilidade de concessão de financiamento de crédito, além de identificar potencialidades regionais e orientar de maneira adequada os empresários interessados em financiamento.

GALERIA DE IMAGENS