Flávio Arns toma
posse na Academia
Paranaense de Letras

A cadeira era ocupada pela escritora e ex-primeira-dama do Paraná Flora Munhoz da Rocha, morta em outubro do ano passado. A cerimônia aconteceu quinta-feira (27) no Círculo de Estudos Bandeirantes, em Curitiba
Publicação
27/08/2015 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário especial para Assuntos Estratégicos do Governo do Paraná, Flávio Arns, tomou posse da cadeira número 10 da Academia Paranaense de Letras. A cadeira era ocupada pela escritora e ex-primeira-dama do Paraná Flora Munhoz da Rocha, morta em outubro do ano passado. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (27), no Círculo de Estudos Bandeirantes, em Curitiba.
Engajado nas causas humanistas e ações de pessoas especiais, Arns teve votação unânime para ocupar a cadeira. “É uma honra muito grande ocupar essa cadeira e participar de um grupo que ecoa os principais acontecimentos culturais, políticos e educacionais do Estado e do País”, disse o secretário.
A cerimônia reuniu acadêmicos, secretários de Estado, músicos e representantes políticos. De acordo com a presidente da Academia, Chloris Casagrande Justen, é com muita alegria que a cadeira de número 10 é novamente preenchida. “O Flávio tem todos os valores necessários para entrar na Academia. Não se escolhe a cadeira e nem as pessoas, elas são indicadas ou mostram interesse e Arns foi eleito por unanimidade”, afirmou Chloris.
Flavio Arns é formado em Letras e em Direito e tem o título de Ph.D em Linguística pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. Na política, Arns foi deputado federal por três mandatos, senador, presidindo a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vice-governador do Paraná e Secretário de Estado da Educação, marcando a implementação do projeto Caravanas da Leitura e outros projetos nas áreas da cultura e da literatura. Atualmente, também leciona no departamento de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
ACADEMIA - Fundada em 26 de setembro de 1936, a entidade sucedeu a antiga Academia de Letras do Paraná, criada em 1922 e fechada por motivos políticos. A instituição reúne os principais nomes da literatura e intelectuais de grande representatividade, nascidos ou radicados no Estado. Ao todo, 40 cadeiras são dispostas e hoje apenas uma está vazia.
CADEIRA 10 - A cadeira ocupada pelo secretário Flávio Arns tem como patrono Telêmaco Augusto Enéas Morocines Borba e como fundador Ermelino Agostinho de Leão. O primeiro ocupante foi Francisco de Paula Dias Negrão (1871-1937), depois Arthur Martins Franco (1876-1979) sucedido por Ruy Christovam Wachowicz (1939-2000). O quarto ocupante foi Raymundo Maximiano Negrão Torres (1925-2006) e quem antecedeu Arns foi a 5º Ocupante, Flora Munhoz da Rocha (1911-2015).
INCLUSÃO SOCIAL - Como atuante defensor dos direitos das pessoas com deficiência, Flávio Arns não deixou de lembrar que, nesta semana, de 21 a 28 de agosto, é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e que ações especiais estão acontecendo em todo o Estado. “É uma semana muito importante com cursos, palestras, visitas e milhares de outras atividades feitas pelo Paraná todo”, afirma Arns. Para o secretário, o grande desafio é que a lei seja colocada em prática. “Tudo aquilo que vai para a pessoa sem deficiência, a pessoa especial também tem direito de receber”, ressalta o Arns.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr 

GALERIA DE IMAGENS