Flávio Arns recebe
comenda no
Senado Federal

O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, recebeu Comenda Dorina Nowill em Brasília, que homenageia pessoas que lutam pela causa das pessoas com deficiência
Publicação
21/09/2016 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, foi homenageado nesta quarta-feira (21), em sessão especial no Senado Federal, com a Comenda Dorina Nowill, que destaca e referencia pessoas que lutam pela causa da pessoa com deficiência, garantindo que elas tenham acesso aos direitos básicos e possam estar incluídas na sociedade.
No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída por meio da Lei 11.133 em 2005, através do Conselho Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência (Conade).
De acordo com o Conade, essa data foi escolhida, pois marca o Dia da Árvore e é próxima ao início da primavera, trazendo a ideia de nascimento das reivindicações.
Na solenidade, Arns destacou a relevância da iniciativa do Senado em criar a Comenda Dorina Nowill porque, segundo ele, Dorina Nowill uma batalhadora que se tornou referência no Brasil e no mundo pela luta em favor das oessoas com deficiência.
Arns também enfatizou a importância do trabalho em conjunto com a sociedade, ressaltando que o povo organizado nessa causa é um dos maiores instrumentos de mudança social. “Sozinhos nunca podemos fazer uma caminhada bonita. Mas, juntos, podemos fazer milagres. Também queremos transferir essa homenagem para todos que fazem essa caminhada pela vida, dando o melhor de si para que os filhos, amigos, os brasileiros com deficiência sejam, de fato, cidadãos na sua plenitude”, destacou.
ATUAÇÃO – Flávio Arns sempre atuou na causa em defesa das pessoas com deficiência. Presidiu a Federação Nacional das Apaes, a Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais e foi membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Como senador, foi relator da Lei 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O Estatuto assegura e promove a igualdade para pessoas com algum tipo de deficiência, a fim de garantir a inclusão social e cidadania. A Lei entrou em vigor em julho de 2015, após a tramitação do projeto tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.
Além do secretário Flávio Arns, outras personalidades foram homenageadas, como o presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico, Fernando Antônio Pereira Gomide; a responsável pela criação da ONG MetaSocial, Helena Werneck; a presidente e diretora-executiva da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Lucia Willadino Braga; e o fundador da Rede Sarah de Reabilitação, Aloysio Campos da Paz Júnior (póstuma).
DORINA NOWILL - Aos 17 anos, Dorina de Gouvêa Nowill perdeu totalmente a visão devido a uma doença não diagnosticada. Percebendo a carência de livros em braille no país, Dorina criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, instituição atuante até hoje que visa a produção de livros em braile. Até o momento, 290 bilhões de páginas em braille já foram impressas pela instituição. Hoje em dia, os projetos se estendem na produção de livros falados e digitais. Essa é a segunda edição da Comenda Dorina Nowill.

GALERIA DE IMAGENS