Festival do Litoral vai
divulgar cadastro nacional
para empresas de turismo

Quanto mais profissionais paranaenses estiverem no Cadastur, mais recursos o Estado obterá para fomentar ações na área de turismo
Publicação
14/08/2012 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Cadastur, sistema de cadastramento do Ministério do Turismo, será apresentado pela primeira vez no Festival do Litoral, que acontece em Paranaguá de sexta-feira (17) a domingo (19). O sistema é usado para formalização e legalização dos profissionais e empresas do setor (meios de hospedagem, agências de viagem e transportadores turísticos, por exemplo). O cadastro é gratuito e válido por dois anos.
O sistema habilita a participação da instituição em eventos, feiras e ações promovidas pelo Ministério do Turismo (Mtur), pela Embratur e pela Paraná Turismo. Também dá acesso a linhas de crédito específicas para o turismo, por bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério.
“Tanto a renovação quanto o primeiro cadastro são fundamentais para o Paraná, pois quanto maior o número de empresas ou agentes cadastrados, maior é o recurso do Governo federal destinado ao Estado para investimentos na área”, explica o diretor-presidente da Paraná Turismo, Marcos Venício Meyer. Nos três dias do evento, será dada orientação sobre o Sistema Brasileiro de Classificação (SBClass), do MTur, que classifica a rede hoteleira com estrelas.
CADASTRO – Para fazer o cadastramento é necessário o contrato social da instituição, o alvará de licença da prefeitura e também o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). É obrigatório para profissionais e prestadores de serviços turísticos que atuam nos meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
O cadastro é opcional para restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, casas de espetáculo, prestadoras de serviço de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.