Ferroeste realiza manutenção da via em conjunto com DER

Operação, na linha entre Cascavel e Guarapuava, resultou até agora na retirada de 2.200 metros cúbicos de material de ambos os lados dos trilhos, o que equivale a uma extensão de 16 mil metros de ferrovia
Publicação
31/03/2011 - 16:00

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Para garantir rapidez e segurança no transporte de mercadorias pela linha do trem entre Cascavel e Guarapuava, a Ferroeste está fazendo uma operação de manutenção preventiva da sua via permanente. Os trabalhos de retirada de material e limpeza das canaletas dos trilhos contam com a ajuda de equipamentos cedidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, ressaltou a participação do DER na operação: “O empenho do DER em nos ajudar é fundamental para que possamos manter os níveis de segurança e qualidade operacional requeridos pelos nossos clientes”.
A execução do serviço já dura quase três meses e até agora foram retirados 2.200 metros cúbicos de material de ambos os lados dos trilhos, o que equivale a uma extensão de 16 mil metros de ferrovia. O trabalho está sendo realizado com uma máquina escavadeira hidráulica de doze toneladas, cedida pela superintendência do DER em Cascavel.
Ao todo, participam da operação cinco funcionários da Ferroeste (um maquinista e quatro funcionários da via permanente) e um operador de escavadeira do DER. De 18 de janeiro até hoje foram executadas mais de 120 horas de serviço.
Depois de retirado o entulho do entorno da via permanente pela escavadeira, principalmente pedras, o material é colocado em um vagão aberto e transportado pelo maquinista da Ferroeste para ser depositado em lugar seguro.
O trabalho preventivo, que está sendo realizado nos pontos mais críticos da ferrovia, segundo os técnicos, foi muito importante para evitar os transtornos causados pelas fortes chuvas registradas no Estado nas últimas semanas. Isso porque o material que vai se depositando no leito da ferrovia, ao longo do tempo, pode prejudicar a drenagem da água e comprometer a segurança dos trens.
Segundo o presidente da Ferroeste, a limpeza da via permanente reduz a necessidade de manutenção dos trilhos e resulta em economia de recursos físicos e humanos para a empresa.

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