Fernanda Richa participa do encontro de gestores da assistência social Região Sul

Cerca de 350 gestores municipais participaram do encontro para trocar experiências, detectar dificuldades e planejar formas de superar os desafios
Publicação
11/02/2011 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou nesta quinta-feira (10), em Pinhais, da abertura do encontro de gestores da assistência social da Região Sul. O evento, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (Cogemas), nos dias 10 e 11 de fevereiro, reuniu cerca de 350 gestores municipais, que participaram do encontro para trocar experiências, detectar dificuldades e planejar formas de superar os desafios.
"´É importante intensificar a participação dos gestores e sobretudo ampliar o diálogo sobre as questões da assistência social no Brasil, sejam elas, por meio da troca de experiência ou cooperações técnicas, que garantam a implementação de políticas sociais e boas práticas", disse Fernanda Richa, que no período de 2005 a 2010, presidiu o Colegiado de Gestores da Assistência Social do Paraná (Cogemas-PR).
Nos dois dias de encontro, os gestores abordarem importantes questões regionais, entre elas a descentralização do SUAS - Sistema Único de Assistência Social e as diretrizes para a participação no encontro nacional, que acontece em abril na cidade de Belém. "Não podemos esquecer que o SUAS inspirou-se em muitas experiências municipais até ser construído. Os anos que sucederam a implantação do sistema, foram de grande relevância para a política de assistência", explica a secretária da Família.
"A construção deste processo foi um momento ímpar de mobilização; de participação de gestores e profissionais da área; e demais organizações da sociedade civil. A descentralização nos permitiu o desenvolvimento de formas inovadoras e criativas, no enfrentamento da questão social, assim como, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), também trouxe uma visão mais contextualizada das questões sociais”, destacou Fernanda Richa.
Para a presidente do Congemas, Ieda Castro, a consolidação do Sistema Único de Assistência Social depende de uma atuação forte e da parceria dos estados e municípios. "O sucesso do SUAS depende das prefeituras. A importância da gestão municipal para que o sistema único se efetive e seja uma realidade de cada cidadão passa pelo município, pela infraestrutura física e financeira. Cada cidade tem que ter seu diagnóstico e conhecer suas necessidades para prestar um bom serviço à população", disse ."
De acordo com a presidente do Congemas, um grande entrave hoje são os recursos humanos, porque se trata de uma política nova, que ainda não tem um quadro de pessoal efetivo. Por isso, os municípios devem se preparar, respeitando suas particularidades.
O encontro, também tem a missão de elaborar um carta magna, contendo propostas de Combate a Miséria, para a Região Sul. O documento será assinado pelos governadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

GALERIA DE IMAGENS