Fernanda Richa participa de
Fórum Nacional dos Conselhos
de Assistência Social

Até sexta-feira, participantes de 15 estados estão reunidos em Curitiba para debater políticas da área
Publicação
27/11/2013 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou nesta quarta-feira (27), da abertura do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). “Estamos percorrendo todos os estados e propondo um diálogo intenso sobre o futuro da política de assistência social no país e escolhemos o Paraná para encerrarmos a jornada deste ano”, disse a coordenadora do Fonaceas, Angela Maria Gonçalves.
O encontro, que reúne representantes de diversos estados, é realizado até sexta-feira (29), em Curitiba, e irá propor medidas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além do Paraná, participaram representantes de Amapá, Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.
“Estamos vivenciando um momento muito importante para a política da assistência social. A participação dos estados na construção e no fortalecimento desta política será fundamental para avançarmos no sistema único de assistência social e no atendimento ao usuário”, disse Fernanda Richa.
O objetivo do encontro é trocar experiências e articular uma pauta comum para ser apresentada ao Governo Federal e ao Conselho Nacional. “O Paraná avançou a passos largos nos últimos três anos no que diz respeito à política de assistência social. Mas nosso papel é cobrar atitudes que gerem programas que não colaborem para a manutenção da pobreza e sim para o protagonismo da família por meio do trabalho”, afirmou Fernanda.
CONSELHOS - Segundo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná (Ceas/PR), Inês Tonello, é preciso fortalecer o papel do controle social. “Precisamos fortalecer o papel dos conselhos estaduais, bem como uma participação de seus representantes. É preciso garantir o direito do usuário, bem como propor políticas que possam garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias”.
As conferencias estaduais também foi outro ponto analisado durante o primeiro dia do no fórum. No Paraná por exemplo, os encontros preparatórios para a 10.ª Conferência Estadual foram realizados desde o início do ano, primeiro em etapa municipal e depois em 23 regionais reunindo mais de 2,2 mil pessoas. “A Conferência Estadual envolveu todos os municípios em um processo democrático que abriu espaço para questões simples e também discussões macro. Essa significativa contribuição teremos orgulho de apresentar na Conferência Nacional”, destacou Inês.
Em outubro, um público de 770 pessoas, entre delegados e convidados, se reuniram em Curitiba para debater os avanços do Paraná na efetivação das políticas de assistência e também as melhorias necessárias para sua implementação. Foi a primeira vez no Paraná que o evento teve esta abrangência e com representantes de todos os 399 municípios dos paranaenses.
FÓRUM – O Fonaceas é composto por todos os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social. Tem como atribuição mobilizar e articular seus Conselhos em um processo coletivo de proposições junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e aos Fóruns Estaduais e Nacional. O objetivo central é a proteção, a defesa, a vigilância e o controle social da Política de Assistência Social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS