Fernanda Richa entrega novo Cras para
a população de Querência do Norte

Unidade é a 43ª construída pelo governador Beto Richa para bem atender a população que precisa de serviços de proteção social
Publicação
01/10/2015 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta quinta-feira (01), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Querência do Norte, no Noroeste do Estado. Construída com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social, a unidade contou com investimentos de R$ 251 mil e terá capacidade para atender até 2.500 famílias.
“Com os Cras, os municípios têm condições de conhecer as necessidades das famílias e definir de que forma podem atuar para atendê-las”, disse Fernanda. A secretária lembrou que os Cras são a porta de entrada para acesso aos serviços de assistência social e que, quando há necessidade, os técnicos podem acionar o Família Paranaense, programa estadual que busca a emancipação das famílias que vivem em vulnerabilidade social, por meio de ações pontuais desenvolvidas por 18 secretárias.
CRAS - O Cras de Querência do Norte é a 43ª unidade construída pelo governador Beto Richa para atender as famílias com serviços de proteção social básica. A unidade tem 165 metros quadrados e está instalada na Rua Maria de Lourdes Dionísio Cardoso, ao lado do posto de saúde.
O prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, agradeceu o recebido do Governo do Estado. “Este novo Cras será muito importante para o atendimento às nossas crianças, para nosso povo”, disse Benvenutti.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Querência do Norte, Aline Marcela Rossi, o novo Cras é um local mais adequado para atender as famílias. Até então, o Cras de Querência do Norte, município com pouco mais de 12 mil habitantes, funcionava em um imóvel próprio do município.
A secretária lembrou que, além do novo Cras, Querência do Norte conta com duas unidades volantes que percorrem as áreas mais distantes do município. O município tem aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados e fica na divisa com o Mato Grosso do Sul. “Atendemos diretamente cerca de 800 famílias e, como não temos orçamento próprio, todos os nossos programas são financiados pelo Governo do Estado”, disse Aline.
ATENDIMENTO - Os centros de referência são locais onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social têm acesso aos serviços de proteção social básica. Ali, são atendidas por uma equipe formada por técnicos, psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.
Depois de incluídas no Cadastro Único, as famílias recebem informações sobre os benefícios sociais a que têm direito e, de acordo com as condicionalidades, são inseridas em programas estaduais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Leite das Crianças e Tarifa Social da Água.
A equipe também presta orientações e faz o encaminhamento para serviços públicos como matrícula na escola, consultas médicas, cursos de qualificação, emissão de documentos, vagas de emprego e outros. Idosos e pessoas com deficiência recebem atenção especial.
Todo cidadão pode procurar espontaneamente o Cras para buscar atendimento. Mas além de atender quem procura a unidade, as equipes fazem busca na região para localizar pessoas que precisam, mas não acessaram nenhum serviço público existente na rede de atendimento.
Atualmente, o Paraná conta com 555 unidades em funcionamento. Outras oito estão sendo construídas. Um contrato assinado pelo Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender inscritos no Programa Família Paranaense prevê a construção de outros 22 Cras até 2019.
PARTICIPAÇÃO – A solenidade de inauguração contou com apresentações de grupos de crianças e de pessoas idosas. Durante o evento, Fernanda Richa foi presenteada com uma lembrança feita por pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido no Cras.
Também participaram da inauguração os prefeitos de Santa Isabel do Ivaí, Beto Campos; de São Carlos do Ivaí, Paulo Peroba; de São Pedro do Paraná, Ivanildo Passareli; de Nova Londrina, Dornelis Chiodelli; Itaúna do Sul, Pedro Castanhari; de Porto Rico, Paulo Nogueira, e o de Santa Cruz de Monte Castelo, José Maria Fernandes. E, ainda, o vice-prefeito de Santa Mônica, Sérgio Pereira, o ex-prefeito de Querência do Norte, Vlaumir Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Leodi Sabot; a primeira-dama, Maria Leonilda Benvenutti, vereadores, gestores da assistência social, o chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Paranavaí, Valmir Trentini, e o padre Gilnei Guevara Lopes.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS