A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanhou nesta terça-feira (17) o trabalho desenvolvido, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, no Caximba, os serviços de promoção de cidadania. Foram doadas 6 toneladas de alimentos, em referência ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.
Os hortigranjeiros distribuídos nas Moradias 29 de Outubro foram repassados pelos comerciantes e produtores que atuam na Ceasa, pelo programa Banco de Alimentos. Participam dos serviços, além da Secretaria de Estado da Família, as secretarias de Estado da Agricultura; da Justiça Trabalho e Direitos Humanos; e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Na van do Programa Família Paranaense, mulheres receberam orientações da Coordenação da Política da Mulher e de saúde feminina. “Muitas mulheres não buscam atendimento porque desconhecem seus direitos ou o que o Estado tem para lhes oferecer. Por isso estamos aqui para orientar com carinho e atenção cada moradora em suas necessidades”, afirmou a Fernanda Richa.
SERVIÇOS – Cerca de 10 mil pessoas usufruíram os benefícios da ação, no Caximba. Só na van do Família Paranaense, as equipes prestaram 500 atendimentos. Também foram feitos 150 encaminhamentos para vagas de emprego, pela Secretaria da Justiça; 50 emissões de carteiras de identidade e 150 atendimentos na unidade móvel da Polícia Civil. A Polícia Militar participou com exposição da Cavalaria e Polícia Comunitária.
As crianças aproveitaram os brinquedos da Secretaria Municipal do Esportes e receberam um lanche saudável e natural feito especialmente para comemorar a data. “As crianças são a alegria e o futuro do mundo. Precisamos dar atenção a elas e promover atividades que valorizem a infância e estimulem suas capacidades”, declarou Fernanda.
SEGURANÇA ALIMENTAR - O programa Banco de Alimentos reaproveita, por ano, nas cinco unidades da Ceasa no Estado, 5,13 mil toneladas de produtos, que seriam descartados. Estão cadastradas junto ao programa 531 entidades – orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais –, que atendem por mês cerca de 130 mil pessoas.
As secretarias estaduais da Família e da Agricultura atuam em conjunto no eixo da segurança alimentar e nutricional do Programa Família Paranaense. Equipes das duas secretarias já promoveram cerca de 4 mil ações, como inclusão no Programa Leite das Crianças; no Renda Agricultor Familiar; em atividade de manipulação de alimentos; em projetos de hortas e cozinhas comunitárias; e programas que melhoram a alimentação.