A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, abriu nesta terça-feira (05) a 13ª edição do Natal Encantado do Paraná. A festa foi no Castelo do Batel, em Curitiba, com participação de 2.500 crianças da capital Região e Metropolitana.
Elas receberam brinquedos ofertados por empresas parceiras e entidades sociais, se divertiram com Papai Noel, com palhaços, super-heróis e princesas, shows de mágica, patinação e brincadeiras. Também teve cachorro quente, sorvete, pipoca, suco.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social lembrou que o evento no Castelo do Batel teve a contribuição de mais de 40 parceiros e enfatizou a importância da participação e da solidariedade das empresas e cidadãos. “A cada ano conseguimos mais parceiros que se sensibilizam com esta ação”, disse.
O Natal Encantado, afirmou Fernanda, se consolidou como uma das principais comemorações da capital por proporcionar uma experiência singular a crianças e adolescentes de baixa renda. “Com a união de forças, nós a trazemos a este espaço, conhecido por receber grandes eventos, para que tenham a sua própria festa de Natal”, disse.
Vitória Parolin, de 10 anos, participou da festa e ficou surpresa com todas as atrações. “O lugar é lindo, foi muito divertido e ainda ganhei presente. Gostei muito de ter vindo”, disse.
O evento se soma às demais ações do Governo do Estado de proteção e atenção às crianças e adolescentes. “Fico muito feliz por atendermos crianças não só nesta época de solidariedade e confraternização, mas durante todo o ano, com muitos programas e projetos”, afirmou Fernanda.
NO ESTADO - O Natal Encantado é promovido pelo Provopar Estadual, Governo do Estado e Canal MKT, com o patrocínio da Copel.
O projeto começou em 2005, em Curitiba, na gestão de Beto Richa na prefeitura da capital. Em 2011, passou a ser promovido pelo Governo do Estado. Desde então, mais de 460 mil crianças em situação de vulnerabilidade social foram atendidas no Estado.
CARAVANA – Como parte do Natal Encantado, 40 cidades paranaenses receberão a visita de uma caravana mágica com apresentações artísticas e presentes para as crianças. Cerca de 100 mil crianças serão atendidas até o dia 22 de dezembro.
A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, explicou que a ação continuará até o Natal e que todos podem contribuir com doações de brinquedos para atender mais crianças. “Todos podem ser parceiros do Natal Encantado, assim conseguimos levá-lo aos municípios paranaenses”, disse. As doações devem ser levadas até a unidade do Provopar no município.