Fernanda Richa abre
Conferência de Assistência
Social em Porecatu

A secretária falou sobre a consolidação do Sistema Único de Assistência Social, que articula os esforços e recursos dos três níveis de governo na área
Publicação
28/07/2011 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou nesta quinta-feira (27) da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Porecatu. Na abertura do evento, Fernanda Richa apresentou a palestra “Consolidar o Suas – Sistema Único de Assistência Social e valorizar seus trabalhadores”.
A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Porecatu reuniu gestores públicos, trabalhadores e usuários dos serviços de assistência social, para debater propostas para o aprimoramento da gestão do Suas, incluindo a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, programas projetos e benefícios.
“O governo Beto Richa se compromete a implementar estratégias e práticas de excelência em gestão, que promovam a qualidade, a produtividade e a inovação”, disse a secretária Fernanda Richa.
Para a secretária, é imprescindível reconhecer as pessoas como o bem maior para a execução dos projetos de governo. Ela afirmou que o corpo de servidores públicos estaduais precisa ser respeitado, com aprimoramento contínuo de competências e perspectivas de carreira incentivadas.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais e municipais.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social: básica e especial. A primeira, Proteção Social Básica, é destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda, Proteção Social Especial, é destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O Suas oferta ainda benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos, de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social, e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.
Durante VII Conferência Municipal de Assistência Social de Porecatu foram avaliados os avanços obtidos na gestão do sistema único, a qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social. A intenção é propor estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções do Suas e avançar na oferta e consolidação do sistema.
DOAÇÃO APAE – Após a conferência, a secretária Fernanda Richa esteve na Escola de Educação Especial Jorge Rudney Atalla Junior, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porecatu. Fernanda fez a entrega de móveis, utensílios e equipamentos industriais, doados pelo Provopar Estadual, para a cozinha da escola, que atende 120 crianças.

GALERIA DE IMAGENS