Feira de serviços do Estado faz mais de 16,8 mil atendimentos

Evento foi na Unidade Paraná Seguro (UPS) Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O governador Beto Richa esteve no local e afirmou que o programa aproxima governo e cidadãos
Publicação
28/07/2017 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam nesta semana a feira de serviços integrados UPS – Cidadania, promovida pelo Governo do Estado na área da Unidade Paraná Seguro Guatupê. Durante os três dias de feira, 16.886 atendimentos foram prestados, entre emissão de documentos, serviços de saúde e cadastros para os programas de governo.

Nesta sexta-feira (28), o governador Beto Richa esteve no local e afirmou que a feira contribui para descentralizar as ações e serviços oferecidos pelo Estado. “O programa facilita a vida das pessoas”, disse ele. “O sucesso tem sido tamanho, que ampliamos a oferta destes eventos para quase três vezes ao mês”, acrescentou.

A feira de serviços é realizada pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Polícia Militar, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária. “Com as feiras, o cidadão não precisa agendar atendimento ou se deslocar de um órgão ao outro. Ele tem todos os serviços do governo à disposição”, afirmou o secretário da pasta, Artagão Junior.

COMUNITÁRIO – Criadas a partir de 2012, dentro do programa Paraná Seguro, as Unidades Paraná Seguro reforçam a presença da Polícia Militar em áreas mais suscetíveis à violência. O foco da PM é o vínculo com os moradores, através do policiamento comunitário. Hoje são 15 unidades no Estado - dez em Curitiba, duas na RMC (São José dos Pinhais e Colombo), duas Cascavel e uma em Londrina.

Segundo o tenente-coronel, William Kuczynski, comandante do 17° Batalhão da PM, que atende a Unidade Paraná Seguro Guatupê, a feira de serviços reforça a política da UPS. “Abrimos as portas do batalhão para que a comunidade possa ter acesso aos serviços do Governo do Estado. A essência do policiamento comunitário é trazer a comunidade mais próxima do policial militar”, afirmou. A UPS de São José dos Pinhais atende aos bairros Guatupê, Cristal e Ipê.

AGILIDADE - As vantagens agradaram a moradora Rosa Aparecida Grochoski, de 27 anos, que aproveitou o evento para providenciar a segunda via do RG. “Estava com dificuldade em agendar pela internet, mas agora já estou com a senha na mão e logo serei atendida”, disse. Ela aproveitou também para fazer o primeiro documento de identidade e o CPF do filho Gustavo, de 6 anos.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, a parceria entre o Estado e o município é essencial para o sucesso do evento. “Quando os poderes se aproximam quem ganha são as pessoas”, afirmou.

EXPOSIÇÕES - A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de participarem da organização e da segurança, também desenvolvem ações como a exposição de materiais e equipamentos, viaturas, brincadeiras e outras atividades para que a comunidade possa conhecer mais o trabalho das unidades especializadas da corporação.

As feiras de serviços integrados acontecem desde 2013, nas UPS-Cidadania, de Curitiba, Região Metropolitana, Londrina e Cascavel. São realizadas nos municípios com alto índice de vulnerabilidade social.

GALERIA DE IMAGENS