A Feira Sabores do Paraná encerrada domingo (30), em Guaratuba, litoral do Estado, registrou vendas superiores a R$ 200 mil em produtos da agroindústria familiar. A exemplo da feira realizada em Matinhos, na semana anterior, atraiu cerca de 25 mil visitantes, a maioria turistas.
“Nem mesmo o final de temporada de férias e retorno às aulas foi motivo de queda no movimento”, disse o coordenador Eder Dalla Pria, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo ele, um dos pontos fortes da feira de Guaratuba foi a presença de empresários e comerciantes do litoral e de outras regiões que fecharam excelentes negócios.
A feira foi realizada entre os dias 21 a 30 de janeiro, com a participação de mais de 50 agroindústrias. Destacaram-se produtos artesanais do Litoral, como produtos confeccionados com a fibra da bananeira. Outros produtos como o chope artesanal e “abacaxi baiano” feito com pimenta, também foram sucessos de vendas.
Estavam em exposição mais de mil itens entre geléias, patês, doces, queijos, salames, defumados, pães, biscoitos, temperos, conservas, batata-chips, mandioca-chips, banana-chips, polpa de frutas, café, mel, sucos, linguiça de soja, sorvetes e noz macadâmia. Também apresentaram seus produtos seis associações de artesanato, sendo duas delas de Guaratuba, uma de São José dos Pinhais, uma de Paranaguá, uma de Morretes e uma de Maringá. Havia ainda, uma expositora de plantas ornamentais de Morretes.
Os produtores estavam satisfeitos com os resultados obtidos. Das 56 agroindústrias familiares participantes, 30% eram do Litoral e as demais das outras regiões do Estado. Entre os produtores participantes, 83% declararam que recuperaram todas as despesas; 72%, que obtiveram lucros; 21% afirmaram ter vendido todos os produtos; 31% fecharam negócios futuros e 97% afirmaram que pretendem participar da feira no ano que vem.
A Feira Sabores é uma promoção da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com o programa de agroindústria familiar Fábrica do Agricultor, e Emater. Teve como principal parceiro a prefeitura de Guaratuba, sendo as seguintes entidades apoiadoras do evento: supermercados Condor, Itaipu Binacional, Agência de Fomento, Correios, Fundação Terra, Unimed Paranaguá, Sanepar, Copel, BRDE, Crea-PR, Viação Graciosa, Sistema Faep, Ecovia, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
“Nem mesmo o final de temporada de férias e retorno às aulas foi motivo de queda no movimento”, disse o coordenador Eder Dalla Pria, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo ele, um dos pontos fortes da feira de Guaratuba foi a presença de empresários e comerciantes do litoral e de outras regiões que fecharam excelentes negócios.
A feira foi realizada entre os dias 21 a 30 de janeiro, com a participação de mais de 50 agroindústrias. Destacaram-se produtos artesanais do Litoral, como produtos confeccionados com a fibra da bananeira. Outros produtos como o chope artesanal e “abacaxi baiano” feito com pimenta, também foram sucessos de vendas.
Estavam em exposição mais de mil itens entre geléias, patês, doces, queijos, salames, defumados, pães, biscoitos, temperos, conservas, batata-chips, mandioca-chips, banana-chips, polpa de frutas, café, mel, sucos, linguiça de soja, sorvetes e noz macadâmia. Também apresentaram seus produtos seis associações de artesanato, sendo duas delas de Guaratuba, uma de São José dos Pinhais, uma de Paranaguá, uma de Morretes e uma de Maringá. Havia ainda, uma expositora de plantas ornamentais de Morretes.
Os produtores estavam satisfeitos com os resultados obtidos. Das 56 agroindústrias familiares participantes, 30% eram do Litoral e as demais das outras regiões do Estado. Entre os produtores participantes, 83% declararam que recuperaram todas as despesas; 72%, que obtiveram lucros; 21% afirmaram ter vendido todos os produtos; 31% fecharam negócios futuros e 97% afirmaram que pretendem participar da feira no ano que vem.
A Feira Sabores é uma promoção da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com o programa de agroindústria familiar Fábrica do Agricultor, e Emater. Teve como principal parceiro a prefeitura de Guaratuba, sendo as seguintes entidades apoiadoras do evento: supermercados Condor, Itaipu Binacional, Agência de Fomento, Correios, Fundação Terra, Unimed Paranaguá, Sanepar, Copel, BRDE, Crea-PR, Viação Graciosa, Sistema Faep, Ecovia, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário.