Feira Sabores do Paraná gera vendas de mais de R$ 300 mil em Londrina

Durante os 11 dias da Expolondrina mais de 50 mil pessoas passaram pelos estandes dos 56 expositores
Publicação
18/04/2011 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A edição de Londrina da Feira Sabores do Paraná, realizada durante a 51ª Expolondrina 2011, que terminou no último domingo (17), resultou em mais de R$ 300 mil em vendas de produtos da agroindústria familiar. Durante os 11 dias da Expolondrina mais de 50 mil pessoas passaram pelos estandes dos 56 expositores que participaram do evento, realizado no Parque de Exposições Ney Braga.
“A Feira Sabores do Paraná vem se consolidando como uma alternativa para o incentivo à agricultura familiar no Estado, com crescente diversificação dos produtos oferecidos”, afirmou o zootecnista Eder Dalla Pria, coordenador do Programa da Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
“O importante é que as vendas diretas não acontecem somente nos dias das feiras. Muitos negócios são fechados para vendas futuras, o que ajuda a manter ativa a produção e comercialização de vários segmentos do programa em quase todas as regiões do Estado”, explica Dalla Pria.
Entre o mais de 1.000 itens de produtos oferecidos pela Fábrica do Agricultor em Londrina estavam geléias, patês, doces, embutidos como queijos, salames, e defumados, linguiça de soja, temperos, condimentos, pimentas, conservas, batata, mandioca e banana chips, suco de uva, biscoitos, sorvetes, noz macadâmia e derivados, ervas medicinais orgânicas, café, mel, biscoitos, entre outros.
Entre os milhares de visitantes que passaram pela Feira Sabores estiveram o vice-presidente da República Michel Temer (que estava no exercício da presidência por causa da viagem da presidente Dilma Roussef à China), e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, que, ao lado do governador Beto Richa, receberam na manhã do último sábado cestas de produtos paranaenses do programa.
LUCRO – A pesquisa de avaliação realizada pela Divisão de Agronegócio Familiar, da Seab, mostrou que 97% dos agricultores recuperaram todas as despesas feitas para a participação da feira; destes, 84% obtiveram lucros. Ainda segundo a pesquisa, 61% fecharam negócios futuros.
“Nos dois últimos dias do evento, muitos agricultores já tinham vendido todos os seus produtos. Isso mostra também a ótima qualidade oferecida ao público”, disse Dalla Pria.
Empresários de outros estados também estiveram na Feira para conhecer o Programa Agroindústria Familiar. Entre essas empresas estavam os supermercados Carrefour e Muffato, os Empórios Santa Grão, Macro Vida, Vita Naturale, Natural e Cantinho Natural, Armazém Alimentos Funcionais, Casa Mais Q'Natural, Grãos&Distribuidora de Produtos Naturais.
PRÓXIMA FEIRA – A próxima Feira de Sabores do Paraná será realizada entre os dias 5 e 15 de maio, durante a 39ª Expoingá, que acontecerá em Maringá. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com o programa de agroindústria familiar Fábrica do Agricultor, e ainda Emater Paraná.
A edição da feira em Londrina teve também como parceiros a Sociedade Rural do Paraná, a Copel, Agência de Fomento, Itaipu Binacional, Fundação Terra, Sanepar, Supermercados Condor e Super Muffato, Banco do Brasil, Correios, Sistema Faep, BRDE, governo federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

GALERIA DE IMAGENS