Paranavaí e Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Estado, aderiram ao programa Família Paranaense. Agora, os 29 municípios vinculados ao escritório regional de Paranavaí da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social são atendidos pelo programa.
De acordo com o chefe do escritório regional, Valmir Trentini, as estratégias, as ferramentas e o apoio ofertados pelo Estado são fundamentais para melhorar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. “O programa é eficaz para que as equipes trabalhem com qualidade e atendam as pessoas de forma completa”, explica.
Trentini também destaca que trabalhar em conjunto vai garantir a melhoria da realidade social do Paraná. “Trabalhando em parcerias, o impacto de ações como o Família Paranaense é maior. Quando todos os municípios caminham na mesma direção o resultado é positivo”, disse.
Paranavaí tem 86.218 habitantes. A economia gira em torno da pecuária e da citricultura, o que faz da cidade a maior produtora de laranjas do Paraná. O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes destaca que as parcerias com o Governo do Estado têm sido importantes para o município.
Santa Cruz de Monte Castelo tem 8.093 moradores e sua economia também se baseia na agropecuária. O prefeito da cidade e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), Francisco Antonio Boni, asssinou o termo de adesão. Para ele, com o Família Paranaense sua equipe pode chegar de forma mais efetiva ao público que mais precisa.
RENOVAÇÃO – Querência do Norte, da mesma regional, é atendido pelo programa desde 2013 e renovou o termo de adesão ao Família Paranaense. O município tem baixos índices de desenvolvimento e grande número de pessoas em situação de pobreza e de pobreza extrema, o que o torna prioritário. Por meio do Renda Família Paranaense já recebeu R$ 160,8 mil.
Para a prefeita Rozinei Aparecida Raggiotto, o programa trouxe diversas mudanças para a cidade. “As pessoas que mais necessitam podem agora contar com aparato intersetorial, que também abrange políticas de educação, saúde, agricultura e trabalho”, comenta a prefeita de Querência do Norte.
FAMÍLIA PARANAENSE – O programa Família Paranaense combina transferência de renda e acompanhamento familiar de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Criado em 2012, tem característica intersetorial, atuando em parceria com outras políticas. Ao todo, por meio do Renda Família Paranaense, o Governo do Estado já investiu R$ 117 milhões.
Família Paranaense atende os 29 municípios da regional
Programa combina transferência de renda e acompanhamento de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Criado em 2012, tem característica intersetorial, atuando em parceria com outras políticas
Publicação
01/08/2017 - 14:50
01/08/2017 - 14:50
Editoria