O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, apresentou nesta terça-feira (15), no II Simpósio de Gestão promovido pela 5ª Região Miliar do Exército, a política do Governo do Estado para a tecnologia da informação e comunicação que privilegia a inteligência das informações na prestação de serviços ao cidadão. Leite expôs o tema “Indicadores de Desempenho” para uma plateia de 140 pessoas, entre oficiais e sargentos, no quartel do Pinheirinho, em Curitiba.
Cases de Business Intelligence (BI), como o do Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo (SAPM), o do Atendimento Socioeducativo e o do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais, além de estudos na área da segurança pública, foram apresentados por Leite.
Além disso, ele tratou ainda da Rede Executiva e do Governo Eletrônico do Paraná em Números, painel que registra uma média superior a dois milhões serviços públicos ofertados diariamente pela administração estadual aos cidadãos paranaenses. “Estes são exemplos de soluções que propiciam informações precisas aos gestores públicos, fundamentais para o trabalho de planejamento e acompanhamento do plano de metas”, disse ele.
Para o chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar, coronel Roberth Alexandre Eickhoff, foi de extrema valia a troca de conhecimentos com a Celepar. “A companhia nos apresentou ideias para que possamos estabelecer novos métodos de acompanhamento do sistema de serviço militar, que envolve desde a gestão de pessoal até a fiscalização de produtos controlados, como explosivos, materiais balísticos, armas de atiradores e colecionadores”, citou a título de exemplo.
CIDADÃO - Jacson Leite deu ênfase ao cidadão, razão da existência do Governo e, em consequência, da própria empresa. “Todo o trabalho que realizamos por intermédio das soluções de tecnologia da informação e comunicação tem como objetivo final a população que merece receber um serviço público cada vez mais eficaz”, destacou.
O presidente lembrou que as ações do Governo do Estado são planejadas e executadas com base em informações extraídas junto à sociedade. “Ouvimos o cidadão através de vários canais de comunicação, para que o dinheiro público seja aplicado de forma precisa no atendimento efetivo aos anseios dos paranaenses”. Jacson Leite lembrou que esta é uma prática que foi implantada em 2011.