A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Araucária, promoveu, nesta quinta-feira (31), a Primeira Ação de Exportação em Curitiba. O objetivo do evento é possibilitar às empresas selecionadas uma primeira oportunidade de participar de rodadas de negócios e aplicar o que foi trabalhado durante o atendimento pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
A rodada de negócios reuniu mais de 70 empresas pertencentes aos Núcleos do PEIEX de Curitiba e de Ponta Grossa, dos setores de casa e construção, moda e alimentos e bebidas com comerciais exportadoras — que comercializam produtos brasileiros em mercados externos. A Primeira Ação de Exportação é a última etapa do PEIEX, da qual podem participar as empresas atendidas e qualificadas pelo programa. Para a maioria dos participantes, essa será a primeira experiência de negociação internacional. Esta ação contou com a participação de oito comerciais exportadoras e com o apoio dos seguintes parceiros: Correios, Sebrae, Senai, Banco do Brasil, Centro Internacional de Negócios da Fiep e Centro Brasil Design.
“É a décima primeira ação de exportação realizada pela Apex no Brasil inteiro. E o Paraná foi o estado que reuniu mais empresários. Nos outros estados a média foi de 30 empresas. Este dado comprova o grande potencial que o estado possui para exportação e o trabalho impecável que nossos consultores dos núcleos do PEIEX – PR têm realizado”, afirmou o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária e também coordenador estadual do PEIEX, José Carlos Gehr.
O evento consiste numa rodada de negócios com comerciais exportadoras brasileiras selecionadas, oportunidade em que as empresas atendidas pelo PEIEX mostraram sua capacidade de negociação, testaram o nível de aceitação de seus produtos/serviços e tiveram a oportunidade de validar o preço, a embalagem e os materiais de comunicação desenvolvidos para exportação, entre outras coisas.
“Após passar por pelo PEIEX, as empresas estão capacitadas para exportar, mas ainda assim faltava uma primeira experiência para entender a dinâmica do mercado externo. Mesmo preparadas, elas ainda não se sentiam seguras para participar das diversas missões comerciais que a Apex-Brasil realiza ao longo do ano. O Primeira Ação de Exportação foi criado para que os empreendedores possam ver na prática o funcionamento de uma operação de exportação”, explicou a analista da Apex – Brasil e responsável pelo Projeto “Primeira Ação de Exportação”, Esther Pires.
QUALIFICAÇÃO -O Programa de Qualificação para Exportação é um projeto da Apex-Brasil que prepara as empresas para o comércio internacional por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação em exportação, e implantação de soluções gerenciais. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil e para atuar no comércio internacional. Desde sua criação, em 2009, já foram atendidas cerca de 16 mil empresas no Brasil.