Os estudantes do 8° ano do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, em Curitiba, trabalharam ao longo do segundo trimestre a obra “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes. A metodologia permitiu aos alunos o aprofundamento na vida e obra do escritor e também em diversos gêneros textuais.
O projeto, desenvolvido pelo professor da disciplina de Língua Portuguesa Reginaldo Kshesek, teve como objetivo aprofundar o estudo dos diferentes gêneros textuais a partir da obra literária, um dos destaques da literatura mundial. O clássico Dom Quixote serviu como base para as atividades desenvolvidas em duas etapas: leitura da obra, produção de resumo e releituras da obra e debate crítico.
Reginaldo trabalhou o livro em sala de aula para estimular a curiosidade e o gosto pela leitura nos estudantes. Após a apresentação biográfica, os estudantes fizeram a leitura e análise do texto. A leitura foi feita individualmente e em grupo, na sala de aula, biblioteca, nos ambientes externos e em casa.
A análise do romance foi dividida em gêneros: romance, tira, resumo, teatral, publicitário e cartaz. “A escolha dos gêneros permitiu que os estudantes lessem, analisassem a obra e apresentassem aos seus colegas em forma de cartaz e releituras teatrais”, explicou Reginaldo.
Na primeira parte foi trabalhado o gênero do romance, estudando e debatendo algumas das principais características do gênero literário. Em seguida os alunos fizeram um estudo da biografia, produziram um texto com o mesmo gênero e fizeram uma apresentação sobre a biografia de Cervantes.
“Nas leituras em voz alta incentivamos que eles colocassem ênfase nos diálogos para que a leitura ficasse mais dinâmica e interessante. Eles também foram desafiados a elaborar resumos dos capítulos como atividade de entendimento da obra e como prática avaliativa do gênero resumo”, disse o professor.
Depois de trabalhar com o gênero do resumo, os alunos elaboraram uma resenha crítica sobre a obra apontando os pontos positivos e negativos do texto e expondo sua opinião sobre o livro. Em seguida foi o gênero de tira em que cada equipe elaborou tiras representando situações presenciadas na obra ou uma releitura, além de reproduzirem desenhos artísticos de releitura de outros artistas ou de cenas da obra.
Os alunos também foram desafiados a reproduzir partes do livro por meio do gênero textual teatral para apresentar aos demais colegas da escola. A produção do cenário foi feita pelos próprios estudantes com apoio da professora de Arte, Liliana Richter. “Achei legal porque aprendemos, sobre a obra, personagens, a vida do autor e sobre os gêneros literários de uma maneira mais divertida”, disse a aluna Janaína Saldiva Kshesek, 13 anos, do 8° ano, que participou das apresentações teatrais.