Estudantes participam de oficinas de robótica e educomunicação

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece em Pato Branco. No estande da Secretaria da Educação, comunidade pode participar de oficinas de educomunicação, robótica lego, desenvolvimento de animações e jogos digitais, eletrônica em papel, criando e programando instrumentos musicais e modelando e imprimindo em 3D
Publicação
16/10/2017 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estudantes das redes estadual, municipal e particular participam nesta semana de oficinas de diversas oficinas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação, em Pato Branco (Sudoeste), durante a 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inventum 2017) e do festival Campus Weekend Pato Branco, uma promoção do Instituto Campus Party.

O festival começou no domingo e segue até terça-feira com diversas atividades como palestras, campeonatos de robótica, desafios, e competição de desenvolvimento de aplicativos.

No estande disponibilizado pela Secretaria Estadual da Educação, estudantes, pais e demais membros da comunidade paranaense podem participar de oficinas de educomunicação, robótica lego, desenvolvimento de animações e jogos digitais, eletrônica em papel, criando e programando instrumentos musicais e modelando e imprimindo em 3D.

“Nossas oficinas têm como objetivo principal capacitar nossos estudantes na produção de informações e tecnologias, seja criando notícias, jogos digitais ou robôs”, explicou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação, Eziquiel Menta.

ROBÓTICA – Essa é a segunda vez que o estudante Marcelo Consorte Estche Junior, 14 anos, do Colégio Estadual Carmela Bortot, de Pato Branco, participa do festival. Ele aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o mundo da robótica e de programação. “É um universo novo que me chama muito a atenção”, contou Marcelo.

Já sua colega Ariele dos Santos Rodrigues, 15 anos, também do 9° ano, está participando pela primeira vez da feira. “É bastante interessante porque temos a oportunidade de conhecer coisas novas que não fazem parte do nosso dia a dia”, disse a aluna do Colégio Carmela Bortot.

A Secretaria da Educação também está ofertando oficinas de educomunicação na qual os estudantes simulam a atividade jornalística com a cobertura diária do festival. Para a publicação do material, os estudantes desenvolveram um blog “Agência Jovem de Notícias” com publicações diárias de tudo que acontece no festival.

O estudante Jeferson Dionizio Martins, 16 anos, do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Pato Branco, ficou responsável pelas entrevistas e edição de áudio e fotos. “É uma experiência muito rica porque as entrevistas ajudam a perder a timidez e isso é uma coisa que vou levar para minha vida e para a profissão que escolher”, disse o aluno, que deseja seguir a carreira teatral.

Guilherme Gonçalves, 16 anos, do 2° ano do ensino médio do mesmo colégio, ficou responsável pela cobertura fotográfica do evento. “O mais interessante da oficina é a oportunidade de conhecer pessoas de outras escolas e cidades”, disse. “Além disso, estou conhecendo e me interessando cada vez mais pela profissão”, contou o aluno.

A cobertura do festival feita pelos estudantes pode ser acompanhada pelo endereçohttp:// www.agenciajovemnoticias.blogspot.com.br.

GALERIA DE IMAGENS