Estudantes americanas
conhecem projetos sociais
desenvolvidos pelo Paraná

O grupo de visitantes é do curso de Serviço Social da Northwestern Michigan College. As dez estudantes e uma professora estiveram na Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social e conheceram ações como o Família Paranaense, que atende pessoas que vivem em vulnerabilidade social
Publicação
13/05/2014 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Dez estudantes e uma professora do curso de Serviço Social da Northwestern Michigan College, dos Estados Unidos, visitaram na manhã desta terça-feira (13) a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. O grupo, formado apenas por mulheres, assistiu a uma palestra onde foram apresentados os indicadores sociais do Estado e também programas desenvolvidos pelo governo, como o Família Paranaense, que atende pessoas que vivem em vulnerabilidade social.
A professora Lisa Blackford elogiou o trabalho desenvolvido pelo governo estadual na área de assistência social por promover ações preventivas, pensando a longo prazo, para possibilitar a saída das famílias da situação de vulnerabilidade social. “Nos Estados Unidos temos várias ações assistenciais do poder público, mas elas não são de prevenção e sim de remediação”, disse.
Lisa também considerou positiva a medida adotada pelo governo estadual de tornar permanentes os programas Família Paranaense, o mais abrangente dentro da política de assistência social do Estado, e o Renda Família Paranaense, que faz a transferência direta de renda para famílias em condições de extrema pobreza. A lei sancionada pelo governador Beto Richa, em outubro do ano passado, impedirá que futuras administrações extingam esses serviços e benefícios oferecidos à população.
PROGRAMAÇÃO - As estudantes chegaram a Curitiba no último domingo (11) e ficarão na cidade até a próxima terça-feira (20). O objetivo da viagem é conhecer iniciativas desenvolvidas da área da assistência social, do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor.
Além da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, o grupo visitou também, nesta terça-feira, o Provopar Estadual, onde ajudaram a organizar peças de roupas que são doadas pela Campanha do Agasalho aos municípios paranaenses.
As universitárias também conhecerão o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José do Passaúna e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Felicidade, ambos localizados em Curitiba. Também farão visitas à Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, destinada a homens que cumprem pena em regime semiaberto, e à Penitenciária Feminina, destinada às presas provisórias e condenadas. Essas unidades, localizadas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, fazem parte do sistema prisional do Estado.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS