Estrutura submarina para Petrobras é embarcada em Paranaguá

A peça gigante, com mais de 20 metros de comprimento e 292 toneladas, fará parte do sistema de escoamento de gás da Plataforma P-57, na bacia do Espírito Santo.
Publicação
16/02/2011 - 16:20
Uma peça gigante que fará parte do sistema de escoamento de gás da Plataforma P-57, da Petrobras, foi embarcada na madrugada desta quarta-feira (16) em Paranaguá. A PLEM Sul Capixaba é uma estrutura submarina fabricada pela empresa Aker Solutions, de Curitiba, que será instalada no campo de Jubarte, na bacia do Espírito Santo.
Para realizar o embarque da peça, de mais de 20 metros de comprimento e 292 toneladas, o Porto de Paranaguá organizou um esquema especial de segurança. É que a peça possui em seu interior um produto químico anticongelante que, embora biodegradável, em caso de acidente poderia causar danos ao ambiente. As equipes do Núcleo Ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) cercaram o navio com barreiras de contenção preventivas.
O navio que levará a peça é o Skandy Acergy, de propriedade da norueguesa Subsea7 e pertencente à frota de navios especiais da empresa para realizar operações delicadas. O embarque da peça levou cerca de cinco horas.

GALERIA DE IMAGENS