Estado vai repassar
recursos ao Hospital
de Clínicas da UFPR

A instituição receberá R$ 340 mil por mês para auxiliar nas despesas de custeio e manutenção dos serviços. O repasse será por meio do HospSUS, programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos
Publicação
28/04/2016 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná vai ampliar o apoio ao Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado – o HospSUS. A novidade é o repasse de R$ 340 mil por mês à instituição, auxiliando nas despesas de custeio e manutenção dos serviços.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, trata-se de mais uma ajuda do Estado neste amplo processo de reestruturação pela qual passa a unidade. “O que queremos é que o Hospital de Clínicas se recupere e amplie sua capacidade de atendimento. O HC tem potencial para ser um dos principais hospitais do País”, ressaltou.
Atualmente, o serviço é referência para o atendimento de urgência e emergência, recebendo vítimas de acidentes de trânsito, violência e outros traumas. Além disso, o hospital integra a Rede Mãe Paranaense, com a assistência integral a gestações de alto risco.
O HC também se destaca na área de especialidades. Diariamente, pacientes de todo o Estado são encaminhados ao hospital para a realização de consultas, exames e tratamento especializado. “Temos que valorizar a importância desta unidade para a rede pública de saúde. Nosso objetivo é fortalecer a estrutura e aumentar a oferta de serviços para que ainda mais pessoas sejam atendidas”, explicou o secretário.
Nesta quinta-feira (28), Caputo Neto se reuniu com uma comitiva da Universidade Federal do Paraná para acertar os últimos detalhes da parceria. O processo tramitará com urgência, tendo em vista a situação crítica em que o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral se encontram.
No encontro, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, destacou que os recursos extras serão essenciais sanar uma série de problemas por conta da atual crise financeira. “Enfrentamentos uma crise de abastecimento, com falta de insumos nas duas unidades. Por isso, estamos buscando parcerias e lutando para solucionar essas questões o mais rápido possível”, ressaltou.
Também participaram da reunião o superintendente do HC, Flávio Daniel Aaavedra Tomasich; e o presidente da Associação dos Amigos do HC, Euclides Scalco.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS