Estado vai ofertar
formação continuada a
profissionais da educação

Mais de 600 técnicos dos Núcleos Regionais de Educação elaboram as propostas que serão trabalhadas nas oficinas de formação, que começam em maio
Publicação
29/03/2017 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 600 técnicos disciplinares e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) participam nesta semana, em Curitiba, da elaboração de propostas que serão trabalhadas nas oficinas de formação continuada que o Governo do Paraná ofertará aos profissionais que atuam nas escolas da rede estadual.
As oficinas começam na segunda quinzena de maio. Prevista no calendário escolar, a formação continuada é um dos pilares do principal programa pedagógico da Secretaria Estadual da Educação, que é o Minha Escola Tem Ação (META). As oficinas disciplinares serão ofertadas para professores e pedagogos. Também estão incluídas as demandas da educação profissional, educação especial e funcionários de escolas.
FORTALECER - Segundo o chefe de Departamento de Educação Básica da Secretaria, Cassiano Ogliari, o objetivo da formação é fortalecer o trabalho pedagógico por meio de oficinas com abordagens metodológicas diferenciadas. “A formação vai trabalhar com foco em questões específicas relacionadas ao objeto de estudo de cada disciplina escolar”, disse Cassiano.
As oficinas regionais serão ministradas por técnicos dos núcleos de educação e professores colaboradores com mestrado, doutorado e que concluíram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). A formação nos municípios terá duração de oito horas. Esse tempo conta para avanço no plano de carreira dos servidores.
DIÁLOGO - Nesta quarta-feira (29), os profissionais também participaram de uma reunião administrativa com os chefes de departamentos da Superintendência da Educação. O encontro teve como objetivo aproximar as ações desenvolvidas pela Secretaria e Núcleos de Educação.
“Esse diálogo permite ouvir e conhecer as demandas dos profissionais que vivenciam diretamente o cotidiano das 2,1 mil escolas estaduais e também serve para aproximar as ações da secretaria e núcleos”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

GALERIA DE IMAGENS