O Governo do Estado está investindo R$ 40 milhões em obras rodoviárias na região de Paranavaí. São R$ 28,9 milhões aplicados na conservação de rodovias, além de aporte de mais R$ 11,1 milhões para a recuperação de estradas destruídas por causa das fortes chuvas do início do ano.
"O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná tem trabalhado intensamente para melhorar a qualidade da malha rodoviária da região. Houve um reforço nas equipes de conservação, além da contratação de equipes extras para as recuperações de aterros, pontes e pavimentos danificados pelas chuvas", disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.
A maior obra emergencial está andamento na PR-218, no km 365, distrito de Graciosa. Todo o aterro, pavimento e galeria pluvial estão sendo refeitos. Em 19 de abril, o DER liberou o tráfego por um desvio provisório construído no local. Antes da liberação, o trânsito seguia por uma estrada de terra e os motoristas tinham que passar por dentro da cidade para acessar novamente a PR-218.
Toda a galeria pluvial será refeita e terá a capacidade aumentada para suportar a força da água – serão três metros de altura, três metros de largura e 70 metros de extensão. Somente nesta obra, o governo do Paraná investe R$ 7,7 milhões.
A nova galeria terá capacidade de absorver grande volume de água, substituindo o antigo bueiro que rompeu por excesso de chuvas. Na região, o deságue das águas pluviais dos bairros vizinhos, que é de responsabilidade da Prefeitura, era todo direcionado para a rodovia.
Para executar as obras de recuperação da galeria, o DER teve que construir um emissário de água provisório, que desvia as águas pluviais para fora do canteiro de obras, permitindo assim o início das obras de drenagem. O desvio do tráfego passa ao lado do traçado original da estrada. Quando a nova galeria for concluída, o aterro será refeito e o pavimento asfáltico ocupará novamente o local de origem.
A PR-218 também recebeu outra obra emergencial no km 400, entre Amaporã e Planaltina do Paraná. Todo o aterro, pista e bueiro foram refeitos sobre o córrego Jurema. O investimento na obra foi de R$ 1,8 milhão. A previsão é que até o final de maio todos os trabalhos neste trecho estejam finalizados.
O tráfego já flui normalmente nos dois sentidos da rodovia. Apenas serviços finais de drenagem, canaletas com dissipadores de energia e paisagismo estão em andamento.
MANUTENÇÃO – Ao todo, as obras de manutenção em execução envolvem 475 quilômetros de estradas na região de Paranavaí. Esses trabalhos de conservação acontecem nos pontos mais críticos das rodovias, onde ocorrem os maiores desgastes em razão do intenso tráfego. O contrato de recuperação tem vigência até o final de julho e ainda serão investidos R$ 9,8 milhões.
Rodovias que fazem ligações importantes na região, como a PR-492, entre Paranavaí a Rondon, com tráfego de mais de 5 mil veículos diariamente, tiveram vários trechos recuperados, nos locais onde o pavimento estava mais crítico.
As obras incluíram microrrevestimento asfáltico, reperfilagem, remendos profundos e superficiais, sinalização e recomposição de canaletas ao lado das rodovias. Márcio José Ribeiro, 34 anos, mora em Paranavaí e usa a PR-492 de duas a três vezes por semana, entre Tamboara e Paraíso do Norte, para trabalhar como consultor técnico de manutenção de máquinas.
Num trecho de 15,7 quilômetros a rodovia recebeu melhoramentos no pavimento e recomposição de sinalização. “Essas obras de recuperação são importantes para nossa segurança, pois estamos todos os dias na rodovia. Você sabe que a pista está boa, com sinalização em ordem e asfalto bom”, afirmou Ribeiro.
A PR-559, entre Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí, e a PR-555, no trecho entre Barão de Lucena e Nova Esperança, também estão com o asfalto recuperado, além de terem recebido melhorias nas canaletas e na sinalização. O caminhoneiro Osvaldo Ribeiro de Souza, 50 anos, passa diariamente pela PR-555.
“Antigamente estava bem complicado. Agora melhorou bastante com esse recapeamento. Essas obras são muito importantes, dão mais segurança para os motoristas”, afirmou Souza.
Confira as obras emergência e os respectivos na região de Paranavaí:
- R$ 540 mil: PR-492, km 11,6 no entroncamento da PR-158, acesso a Tamboara. Recomposição de bueiro, aterro e dissipador de energia.
- R$ 208 mil – PR-576, km 44, acesso a São João do Ivaí e Santa Mônica. Recomposição do asfalto, aterro, descidas d´água, dissipador e canaletas,
- R$ 562 mil - PR-218, km 383,8, entre Graciosa e Amaporã. Recomposição viadutos e pontes e de aterros, além de pavimentação.
- R$ 7,7 milhões – PR-218, km 365, entre Paranavaí e o distrito de Graciosa, reconstrução de aterro e galerias pluviais, controle da erosão.
- R$ 1,8 milhão – PR-218, recomposição do bueiro, aterro e pista sobre o córrego Jurema.
- R$ 191 mil – PR-494, ponte sobre o Rio São Francisco, entroncamento PR-464 e São João do Caiuá. Reconstrução do aterro e proteção dos pilares no encontro da ponte sobre o rio.
- R$ 169 mil – PR-458, km 51, entre Flórida e Atalaia. Recomposição do encontro da ponte do Rio Pirapó e reconstrução da pista.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
"O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná tem trabalhado intensamente para melhorar a qualidade da malha rodoviária da região. Houve um reforço nas equipes de conservação, além da contratação de equipes extras para as recuperações de aterros, pontes e pavimentos danificados pelas chuvas", disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.
A maior obra emergencial está andamento na PR-218, no km 365, distrito de Graciosa. Todo o aterro, pavimento e galeria pluvial estão sendo refeitos. Em 19 de abril, o DER liberou o tráfego por um desvio provisório construído no local. Antes da liberação, o trânsito seguia por uma estrada de terra e os motoristas tinham que passar por dentro da cidade para acessar novamente a PR-218.
Toda a galeria pluvial será refeita e terá a capacidade aumentada para suportar a força da água – serão três metros de altura, três metros de largura e 70 metros de extensão. Somente nesta obra, o governo do Paraná investe R$ 7,7 milhões.
A nova galeria terá capacidade de absorver grande volume de água, substituindo o antigo bueiro que rompeu por excesso de chuvas. Na região, o deságue das águas pluviais dos bairros vizinhos, que é de responsabilidade da Prefeitura, era todo direcionado para a rodovia.
Para executar as obras de recuperação da galeria, o DER teve que construir um emissário de água provisório, que desvia as águas pluviais para fora do canteiro de obras, permitindo assim o início das obras de drenagem. O desvio do tráfego passa ao lado do traçado original da estrada. Quando a nova galeria for concluída, o aterro será refeito e o pavimento asfáltico ocupará novamente o local de origem.
A PR-218 também recebeu outra obra emergencial no km 400, entre Amaporã e Planaltina do Paraná. Todo o aterro, pista e bueiro foram refeitos sobre o córrego Jurema. O investimento na obra foi de R$ 1,8 milhão. A previsão é que até o final de maio todos os trabalhos neste trecho estejam finalizados.
O tráfego já flui normalmente nos dois sentidos da rodovia. Apenas serviços finais de drenagem, canaletas com dissipadores de energia e paisagismo estão em andamento.
MANUTENÇÃO – Ao todo, as obras de manutenção em execução envolvem 475 quilômetros de estradas na região de Paranavaí. Esses trabalhos de conservação acontecem nos pontos mais críticos das rodovias, onde ocorrem os maiores desgastes em razão do intenso tráfego. O contrato de recuperação tem vigência até o final de julho e ainda serão investidos R$ 9,8 milhões.
Rodovias que fazem ligações importantes na região, como a PR-492, entre Paranavaí a Rondon, com tráfego de mais de 5 mil veículos diariamente, tiveram vários trechos recuperados, nos locais onde o pavimento estava mais crítico.
As obras incluíram microrrevestimento asfáltico, reperfilagem, remendos profundos e superficiais, sinalização e recomposição de canaletas ao lado das rodovias. Márcio José Ribeiro, 34 anos, mora em Paranavaí e usa a PR-492 de duas a três vezes por semana, entre Tamboara e Paraíso do Norte, para trabalhar como consultor técnico de manutenção de máquinas.
Num trecho de 15,7 quilômetros a rodovia recebeu melhoramentos no pavimento e recomposição de sinalização. “Essas obras de recuperação são importantes para nossa segurança, pois estamos todos os dias na rodovia. Você sabe que a pista está boa, com sinalização em ordem e asfalto bom”, afirmou Ribeiro.
A PR-559, entre Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí, e a PR-555, no trecho entre Barão de Lucena e Nova Esperança, também estão com o asfalto recuperado, além de terem recebido melhorias nas canaletas e na sinalização. O caminhoneiro Osvaldo Ribeiro de Souza, 50 anos, passa diariamente pela PR-555.
“Antigamente estava bem complicado. Agora melhorou bastante com esse recapeamento. Essas obras são muito importantes, dão mais segurança para os motoristas”, afirmou Souza.
Confira as obras emergência e os respectivos na região de Paranavaí:
- R$ 540 mil: PR-492, km 11,6 no entroncamento da PR-158, acesso a Tamboara. Recomposição de bueiro, aterro e dissipador de energia.
- R$ 208 mil – PR-576, km 44, acesso a São João do Ivaí e Santa Mônica. Recomposição do asfalto, aterro, descidas d´água, dissipador e canaletas,
- R$ 562 mil - PR-218, km 383,8, entre Graciosa e Amaporã. Recomposição viadutos e pontes e de aterros, além de pavimentação.
- R$ 7,7 milhões – PR-218, km 365, entre Paranavaí e o distrito de Graciosa, reconstrução de aterro e galerias pluviais, controle da erosão.
- R$ 1,8 milhão – PR-218, recomposição do bueiro, aterro e pista sobre o córrego Jurema.
- R$ 191 mil – PR-494, ponte sobre o Rio São Francisco, entroncamento PR-464 e São João do Caiuá. Reconstrução do aterro e proteção dos pilares no encontro da ponte sobre o rio.
- R$ 169 mil – PR-458, km 51, entre Flórida e Atalaia. Recomposição do encontro da ponte do Rio Pirapó e reconstrução da pista.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br