Estado investe R$ 1,2 milhão no
transporte de Almirante Tamandaré

O recurso, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foi destinado para a cobertura de 33 pontos de ônibus e para a reforma dos terminais Tamandaré e Cachoeira.
Publicação
28/12/2018 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão para melhorias dos terminais e pontos de ônibus de Almirante Tamandaré. O recurso, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foi destinado para a cobertura de 33 pontos de ônibus e para a reforma dos terminais Tamandaré e Cachoeira.

Os terminais receberam novas plataformas para os ligeirinhos que fazem a integração com a capital paranaense. De acordo com a Comec, em média 18 mil pessoas circulam pelos locais diariamente. No Terminal Tamandaré passa o ligeirinho Tamandaré/Cabral, que tem 5.900 usuários/dia, e pelo Terminal Cachoeira circula o ligeirinho Cachoeira/Caiuá, com 6.390 usuários/dia.

TAMANDARÉ – Inaugurado em 2000, o Terminal Tamandaré tem uma área de 1,3 mil metros quadrados e atende 11 linhas de ônibus, sendo uma alimentadora para Curitiba, duas troncais, que chegam até o centro da Capital, e o ligeirinho, além de três linhas que vão até os municípios vizinhos de Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Colombo e dos alimentadores urbanos.

O local já tinha passado por reforma, mas a estação-tubo se encontrava altamente danificada. A obra do Governo do Estado contemplou a retirada da estação-tubo e a construção de rampa e plataforma elevada, com cobertura, promovendo melhorias e conforto aos usuários.

CACHOEIRA – O Terminal Cachoeira foi inaugurado em 1986, tem uma área de 1,2 mil metros quadrados e atende 10 linhas. Destas, duas são interligadas com Curitiba, pelos terminais Barreirinha e Cabral, e outra segue até o Centro da Capital. Há também o ligeirinho, um ônibus que faz a ligação com Colombo e cinco alimentadores locais.

As obras no terminal, que estão em fase de conclusão, trazem mais segurança e conforto aos usuários e também garante mais controle no acesso, já que o local não contava com muros e cercas compatíveis.

As melhorias foram feitas em parceria com a prefeitura, que atualizou o projeto do terminal. A pequena estação-tubo existente está sendo trocada por uma plataforma coberta, com rampa e bloco de concreto para parada de dois ligeirinhos simultaneamente.

GALERIA DE IMAGENS