Estado intensifica
apoio a Londrina para
controle da dengue

Nesta sexta-feira (18), chegam à cidade 1,4 mil litros do inseticida utilizado na aplicação do fumacê para o controle mosquito. Dez caminhonetes da Secretaria da Saúde já estão lá para iniciar a aplicação
Publicação
17/03/2016 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado vai intensificar o apoio ao município de Londrina para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (18), chegam à cidade 1,4 mil litros de malathion, inseticida utilizado na aplicação do fumacê para o controle da infestação do mosquito adulto, e já estão no município dez caminhonetes da secretaria estadual da Saúde para iniciar a aplicação. Londrina atingiu nesta semana o índice de epidemia de dengue com 1.836 casos confirmados da doença – são 1.803 autóctones (em que a contaminação ocorreu no município) e 33 importados.
“Temos acompanhado de perto a situação dos municípios infestados pelo Aedes aegypti e apoiamos os gestores municipais com recursos financeiros, assessoria técnica e em ações de controle. Os novos veículos adquiridos para o combate da dengue já estão em Londrina e vão intensificar o trabalho do fumacê”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
FUMACÊ – De acordo com os técnicos do combate à dengue da 17ª Regional de Saúde (Londrina), os veículos do fumacê poderão fazer três ciclos de passagem do inseticida nas regiões mais infestadas da cidade. Serão visitados mais de 70 bairros das regiões Norte e Oeste de Londrina, o que contempla 1,5 mil quadras e cerca de 280 mil pessoas.
“A utilização do fumacê é uma das estratégias de controle da dengue, mas só atinge o mosquito adulto e não mata ovos e larvas. Por isso, cada cidadão deve manter uma rotina semanal de eliminação de recipientes que acumulam água. Sem água parada o mosquito não se reproduz e reduzimos a possibilidade de novos casos de dengue, zika e chikungunya”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Oliveira.
NOVOS NÚMEROS – De agosto de 2015 até esta quinta-feira (17), o Paraná contabilizou 14.408 casos confirmados de dengue e 32 municípios em epidemia. No mesmo período, 20 mortes pela doença foram registradas.
Os municípios em epidemia são Rancho Alegre, Paranaguá, Munhoz de Mello, Santa Terezinha de Itaipu, Mamborê, Assaí, Cambará, Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Paraíso, Itambaracá, São Miguel do Iguaçu, Tapira, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Ibiporã, Jataizinho, Santa Isabel do Ivaí, Santa Helena, Leópolis, Braganey, Nova Aliança do Ivaí, Centenário do Sul, Sarandi, Colorado, Planalto, Boa Vista da Aparecida, Tuneiras do Oeste, Cafelândia, Guaraci, Santa Cecília do Pavão, Capitão Leônidas Marques e Londrina.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS