O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba realizam projetos em parceria para a construção de cinco novas pontes de concreto na capital. As obras ocorrem nos bairros Atuba, Santa Candida, Boqueirão, Alto Boqueirão e Bigorrilho.
Nesta quinta-feira (12), a governadora Cida Borghetti e o prefeito Rafael Greca vistoriaram as obras na ponte sobre o Rio Atuba, na Rua Sebastião Gonçalves Pinto, na divisa entre Curitiba e Colombo. A prefeita de Colombo, Bete Pavin, também acompanhou a vistoria.
As cinco estruturas integram um conjunto de 49 obras de construção, substituição e revitalização de pontes que estão em andamento em 30 cidades do Paraná. Os projetos são realizados por meio de convênios já formalizados entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e as prefeituras.
O trabalho conjunto envolve o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que fornece as estruturas pré-moldadas para a construção e reforma (vigas, lajotas e guarda-rodas) e orientação técnica para montagem. A prefeitura executa a infraestrutura nas cabeceiras e aterros, além da concretagem.
CURITIBA - A ponte sobre o Rio Atuba é a maior das cinco que estão em construção em Curitiba: 15,50 metros de extensão por 8,26 de largura. O investimento total é de R$ 461,7 mil. O DER forneceu 13 vigas de 15,50 metros e 210 lajotas pré-moldadas (de 1mX 0,50m). O serviço também teve parceria com a prefeitura de Colombo na execução das estacas.
O prefeito Rafael Greca afirmou que a estrutura vai contribuir para a meta de melhoras as ligações metropolitanas. “Juntos estamos fazendo grandes obras porque a Grande Curitiba é uma só e é nosso dever fazer essas ligações metropolitanas”, declarou.
De acordo com a prefeita Bete Pavin a ponte será entregue em 60 dias. “Logo teremos novamente a passagem dos municípios de Colombo e Curitiba”, disse.
OUTRAS OBRAS – Em Curitiba, estão em obras também as pontes das ruas Vitorino Kaviski, no Bigorrilho; 25 de Agosto, no Boqueirão; e da Rua Mathias de Andrade Rocha, no Alto Boqueirão, no cruzamento com a Itaúna do Sul e da Rua Aleixo Schluga, no bairro Santa Cândida, no cruzamento com as ruas Izidoro Mário Paul e Patativa, sobre o Córrego Jardim Cruzeiro do Sul.
De acordo com o secretário de Obras de Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, as obras beneficiarão cerca de 50 mil pessoas. “São regionais que concentram um grande número de moradores que dependiam de pontes de madeira”, disse.
Pimentel destaca que o Governo do Estado também liberou recursos também para a recuperação de 147 ruas da Capital. A estimativa é que até o final do ano 265 vias públicas de Curitiba sejam revitalizadas.