A Secretaria de Estado da Educação renovou nessa quarta-feira (16), em Curitiba, o convênio com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para a oferta de cursos de educação empreendedora nas escolas estaduais. A parceria faz parte da política de Educação Integral em Jornada Ampliada da Secretaria da Educação para expansão de atividades ofertadas aos alunos em turnos complementares.
O convênio tem duração de dois anos e vai contemplar mais de 5 mil estudantes de 64 escolas da rede estadual de ensino. As atividades acontecem em quatro horas-aula ofertadas no mínimo em dois dias letivos da semana e são desenvolvidas por 128 professores com licenciatura em História ou Geografia, no Ensino Fundamental, além de 64 professores com licenciatura em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia, no Ensino Médio.
A parceria também prevê a formação para os professores das unidades selecionadas. Os cursos estão previstos para iniciar em setembro, com duração de 24 horas para os docentes não que participaram da formação no ano passado, e de oito horas para os que já concluíram a primeira etapa. O material didático foi disponibilizado pelo Sebrae.
Além de oferecer novas atividades para a ampliação de jornada, as atividades também vão contribuir para a formação cidadã e o desenvolvimento do perfil empreendedor e participativo dos estudantes.
“A educação empreendedora trabalha basicamente com a organização, a comunicação, e fortalece a visão de futuro que é fundamental para nossos alunos. Quanto mais cedo trabalharmos com a educação empreendedora em sala de aula, melhor será a formação para o futuro e para a escolha profissional”, destacou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - Segundo o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta, a parceria representa um legado de desenvolvimento e contribuição social para o Brasil. “Essa renovação significa a garantia desse trabalho que realizamos em parceria com o Estado que contribui para a formação de pessoas com atitude, preparadas para fazer a diferença na sociedade. A soma da educação empreendedora com a educação curricular vai trazer um legado de transformação para o nosso País”, disse Tioqueta.
ESCOLHA – As escolas foram selecionadas pelas equipes pedagógicas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que indicaram os estabelecimentos de ensino de municípios que participam do programa Família Paranaense, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, e que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
PRESENÇAS – Também participaram da assinatura do convênio o gerente de ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Cesar Rissete, a coordenadora do programa estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosangela Angonese, o presidente do sistema Fiep, Edson Campagnolo, que é membro do conselho do Sebrae/PR, além de técnicos da educação básica da Secretaria da Educação.