Estado e Ministério Público
discutem ações para a
Juventude paranaense

Representantes da Assessoria Especial da Juventude e o promotor de Justiça Eduardo Cambi se reuniram nesta terça-feira (31), em Curitiba. Um dos temas foi o Geração Atitude, projeto voltado ao exercício da cidadania
Publicação
01/06/2016 - 11:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representas da Assessoria Especial da Juventude (AEJ), que desenvolve ações do Governo do Estado, e o promotor de Justiça Eduardo Cambi se reuniram nesta terça-feira (31), na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. No encontro, foram abordados temas como a avaliação da Gincana da Cidadania, a segunda fase do projeto Geração Atitude e novas propostas para a juventude paranaense.
Os participantes debateram diversos assuntos relacionados à Gincana, como o desempenho dos colégios participantes. De acordo com o coordenador de Relações Institucionais da Assessoria de Juventude, Edson Oliveira, os estudantes estavam bem preparados e mostraram interesse no conteúdo do Guia do Cidadão – uma publicação de 54 páginas que concentra, em linguagem direta e acessível, informações sobre democracia, política, eleições, voto e cidadania.
Além disso, novas propostas e parcerias foram apresentadas, com o objetivo de atender a juventude do Estado. “O projeto em idealização, com o patrocínio da Copel Telecom, é ‘O Espaço Jovem Inovação’, que contará com um micro-ônibus adaptado com um laboratório móvel de informática. O veículo passará por vários municípios do Estado e terá como público alvo estudantes da rede estadual de ensino, do 3°ano do ensino médio.
“O objetivo é fomentar o empreendedorismo na população jovem e sensibilizar a criatividade, além de potencializar o protagonismo juvenil e as demais ações do Governo do Estado”, diz Oliveira. Na reunião foi destacada ainda a possibilidade deste projeto atender também os Centros de Socioeducação (Cense), que atuam na educação e reinserção de menores infratores.
De acordo com promotor de Justiça, “os desafios impostos pela cidadania são colocados para todos e o jovem com sua energia, com sua força de vontade e com sua visão de mundo pode contribuir muito para que a sociedade se torne mais igual, menos injusta”, comenta o Cambi.
Também participaram do encontro a coordenadora de Projetos da Assessoria Especial de Juventude, Luana Mendes, e o gerente de Relações Institucionais, Lucas Miguel.
GINCANA DA CIDADANIA – Esta foi a segunda fase do projeto Geração Atitude, que passou por cidades em todo o Paraná. Nesta etapa participam 32 Núcleos de Educação do Estado. Um programa de televisão educativo-cultural, transmitido pela TV Sinal da Assembleia Legislativa do Paraná, é realizado com os participantes da Gincana. O objetivo é estimular o exercício da cidadania e a representação política entre os estudantes.
No final, acontece um papo cidadão com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que esclarecem as dúvidas dos estudantes.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS