O governador Beto Richa, a presidente Dilma Rousseff e o prefeito Luciano Ducci anunciaram oficialmente nesta quinta-feira (13) uma parceria para implantar a primeira etapa do metrô em Curitiba, orçado em R$ 2,250 bilhões. O projeto terá R$ 1 bilhão em recursos do Orçamento Geral da União, a fundo perdido. O governo federal também financiará R$ 750 milhões, que serão assumidos pelo governo estadual (R$ 300 milhões) e pelo município (R$ 450 milhões). Uma parceria público-privada (PPP) irá completar os R$ 500 milhões restantes.
Richa lembrou a evolução do transporte público em Curitiba e disse que a conquista do metrô atende a necessidade de implantação de um transporte de massa ainda mais moderno e de alta tecnologia na cidade. O governador também destacou o bom relacionamento do Estado com o governo federal. “Muitas coisas ainda serão anunciadas como resultado desta parceria que temos feito com o governo federal em várias áreas e que repetimos no relacionamento com os 399 municípios, sem discriminação ou picuinhas”, disse Richa.
O governador comentou os projetos em andamento nas áreas de habitação, segurança e construção de presídios, os projetos para ampliação e modernização do porto e implantação de uma ferrovia entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o porto de Paranaguá. “Temos grandes parcerias e grandes anúncios para fazer em breve, trazendo avanços e conquistas para Curitiba e para o Paraná”, afirmou.
A presidente Dilma Roussef elogiou a qualidade do projeto do metrô de Curitiba, destacando que promove integração entre os modais de transporte e aumenta a acessibilidade dos usuários, com a tarifa única. Segundo ela, é um dos melhores projetos de transporte público do Brasil. A presidente também disse que é motivo de orgulho ter a cidade como referência mundial em projetos de transporte de massa. “É fundamental o reconhecimento da Rede Integrada de Transporte de Curitiba como modelo de reestruturação do transporte urbano para grandes cidades”, disse a presidente.
COOPERAÇÃO - Dilma Rousseff também manifestou a preocupação do governo federal com a questão urbana e o transporte de massa e a necessidade da cooperação entre os governos para resolver questões que exigem grandes investimentos. “Queremos que as pessoas continuem comprando seus carros, mas que o transporte individual não seja o principal meio de locomoção”, disse ela.
Para o prefeito Luciano Ducci, o anúncio da parceria para a implantação do metrô entra para a história de Curitiba. “É o dia em que nós, curitibanos, conquistamos o nosso metrô. Uma grande vitória, um grande avanço. Um sonho que agora vira realidade”, disse Ducci. “Este dia é histórico, também, porque o metrô representa o maior investimento já feito num único projeto nesses 318 anos de história da nossa cidade: R$ 2,250 bilhões. Um investimento bilionário, conquistado com uma grande parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná e o Governo Federal”, afirmou Ducci.
REDUÇÃO DE CUSTOS – Para reduzir o custo do empreendimento, o governo estadual estuda conceder isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as obras. Para o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, a medida pode contribuir para baratear a tarifa do metrô. “Estamos estudando o assunto, mas é possível que o governo realize algum incentivo nesse sentido, que poderá desonerar os gastos nas obras e as passagens”, garante o secretário.
LINHA AZUL – A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul começará a ser construída em 2012, ligando o extremo sul da cidade (CIC), ao norte (Santa Cândida). O trecho inicial terá 14,2 quilômetros de extensão, ligando o extremo sul ao centro da cidade. Serão 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. A obra vai gerar cerca de dois mil empregos.
A primeira etapa do metrô vai atender 400 mil usuários e substituirá 110 ônibus que rodam 20 quilômetros por dia, medida que reduzirá em milhares de toneladas a emissão de gases do efeito estufa. Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear, com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte. A frota terá 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem.
Curitiba foi escolhida pelo governo federal para receber o investimento por ter apresentado um projeto estruturante, relacionado com os Planos Diretor e de Mobilidade Urbana e por possibilitar a integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba. “Recebemos um projeto de qualidade e com informações relevantes, o que possibilitou a vinda dos recursos para o Paraná. Um dos melhores projetos do Brasil”, afirmou a presidente Dilma.
A solenidade em Curitiba teve a presença dos ministros das Cidades, Mario Negromonte; do Planejamento, orçamento e Gestão, Miriam Belchior; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e das Comunicações, Paulo Bernardo; além de diversos deputados federais paranaenses; deputados estaduais; vereadores; secretários de estado; do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Colombo, J. Camargo, e do prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.
Richa lembrou a evolução do transporte público em Curitiba e disse que a conquista do metrô atende a necessidade de implantação de um transporte de massa ainda mais moderno e de alta tecnologia na cidade. O governador também destacou o bom relacionamento do Estado com o governo federal. “Muitas coisas ainda serão anunciadas como resultado desta parceria que temos feito com o governo federal em várias áreas e que repetimos no relacionamento com os 399 municípios, sem discriminação ou picuinhas”, disse Richa.
O governador comentou os projetos em andamento nas áreas de habitação, segurança e construção de presídios, os projetos para ampliação e modernização do porto e implantação de uma ferrovia entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o porto de Paranaguá. “Temos grandes parcerias e grandes anúncios para fazer em breve, trazendo avanços e conquistas para Curitiba e para o Paraná”, afirmou.
A presidente Dilma Roussef elogiou a qualidade do projeto do metrô de Curitiba, destacando que promove integração entre os modais de transporte e aumenta a acessibilidade dos usuários, com a tarifa única. Segundo ela, é um dos melhores projetos de transporte público do Brasil. A presidente também disse que é motivo de orgulho ter a cidade como referência mundial em projetos de transporte de massa. “É fundamental o reconhecimento da Rede Integrada de Transporte de Curitiba como modelo de reestruturação do transporte urbano para grandes cidades”, disse a presidente.
COOPERAÇÃO - Dilma Rousseff também manifestou a preocupação do governo federal com a questão urbana e o transporte de massa e a necessidade da cooperação entre os governos para resolver questões que exigem grandes investimentos. “Queremos que as pessoas continuem comprando seus carros, mas que o transporte individual não seja o principal meio de locomoção”, disse ela.
Para o prefeito Luciano Ducci, o anúncio da parceria para a implantação do metrô entra para a história de Curitiba. “É o dia em que nós, curitibanos, conquistamos o nosso metrô. Uma grande vitória, um grande avanço. Um sonho que agora vira realidade”, disse Ducci. “Este dia é histórico, também, porque o metrô representa o maior investimento já feito num único projeto nesses 318 anos de história da nossa cidade: R$ 2,250 bilhões. Um investimento bilionário, conquistado com uma grande parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná e o Governo Federal”, afirmou Ducci.
REDUÇÃO DE CUSTOS – Para reduzir o custo do empreendimento, o governo estadual estuda conceder isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as obras. Para o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, a medida pode contribuir para baratear a tarifa do metrô. “Estamos estudando o assunto, mas é possível que o governo realize algum incentivo nesse sentido, que poderá desonerar os gastos nas obras e as passagens”, garante o secretário.
LINHA AZUL – A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul começará a ser construída em 2012, ligando o extremo sul da cidade (CIC), ao norte (Santa Cândida). O trecho inicial terá 14,2 quilômetros de extensão, ligando o extremo sul ao centro da cidade. Serão 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. A obra vai gerar cerca de dois mil empregos.
A primeira etapa do metrô vai atender 400 mil usuários e substituirá 110 ônibus que rodam 20 quilômetros por dia, medida que reduzirá em milhares de toneladas a emissão de gases do efeito estufa. Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear, com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte. A frota terá 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem.
Curitiba foi escolhida pelo governo federal para receber o investimento por ter apresentado um projeto estruturante, relacionado com os Planos Diretor e de Mobilidade Urbana e por possibilitar a integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba. “Recebemos um projeto de qualidade e com informações relevantes, o que possibilitou a vinda dos recursos para o Paraná. Um dos melhores projetos do Brasil”, afirmou a presidente Dilma.
A solenidade em Curitiba teve a presença dos ministros das Cidades, Mario Negromonte; do Planejamento, orçamento e Gestão, Miriam Belchior; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e das Comunicações, Paulo Bernardo; além de diversos deputados federais paranaenses; deputados estaduais; vereadores; secretários de estado; do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Colombo, J. Camargo, e do prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.