Estado concede licença que
permite início das obras na BR-158

O traçado entre Campo Mourão e Roncador receberá pavimentação definitiva. Obra também prevê trecho estendendo a estrada até Palmital.
Publicação
30/06/2011 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concedeu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a licença de instalação para as obras de pavimentação da rodovia BR-158, no traçado entre Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, até Roncador, na região central. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 234 milhões e o DNIT aguarda o empenho dos recursos para assinatura dos contratos e início das obras.
A obra é parte do projeto para pavimentar a ligação entre Campo Mourão e Palmital e inclui um trecho novo de estrada, com 42 quilômetros de extensão, entre Roncador e Palmital, que ainda aguarda a licença de instalação. Antigo anseio de toda a região, essa nova interligação permitirá que o acesso entre as duas cidades possa ser feito em cerca de 30 minutos. Atualmente, para ir de Palmital a Roncador é preciso fazer um desvio de 120 quilômetros, passando pela cidade de Pitanga.
“Quando estiver pronta a pavimentação da BR-158 em todo o trecho entre Campo Mourão e Palmital, o Paraná terá um novo eixo de desenvolvimento entre Campo Mourão e Laranjeiras do Sul. Isso vai ajudar o governo estadual a executar obras de pavimentação no acesso ao município de Mato Rico”, afirma o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, destaca a rapidez na liberação da licença de instalação para uma obra tão importante para o Paraná. “ Isso demonstra o novo estilo de atuação do governo. O IAP pretende ser mais ágil, sem deixar de atender os critérios técnicos e das exigências da legislação ambiental”, disse.
Mossato explica que o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental e as duas audiências públicas promovidas pelo DNIT para discutir a necessidade da obra, e suas principais implicações em toda a região, além de obrigatórios, são requisitos fundamentais nesse processo porque o traçado previsto para a rodovia BR 158 tem um trecho que corta áreas de mata virgem e de mananciais.
A BR-158 foi federalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, e será executada em três etapas. Atualmente, a rodovia está implantada entre Campo Mourão e Roncador, mas apenas com pavimentação primária, em saibro e cascalho. Esse trecho, com 63,03 quilômetros, terá pavimentação definitiva.
O trecho sul, que ainda não foi implantado, terá obras executadas em duas partes: de Roncador ao Rio Cantu (32,16 quilômetros) e do Rio Cantu a Palmital (19,06 quilômetros). Quando concluída, terá 114,25 quilômetros de Campo Mourão a Palmital.
ARTICULAÇÃO – Com a pavimentação de toda sua extensão ao norte de Palmital, a BR-158 ajudará na integração dos sistemas viários do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A rodovia será a rota natural para os caminhões que atravessam o Complexo de Porto Camargo – na divisa dos dois estados sobre o Rio Paraná –, chegam a Cruzeiro do Oeste e, através da Estrada Boiadeira (BR-487), com licença ambiental já concedida, se dirigem para Campo Mourão, podendo seguir para Guarapuava, para o centro moageiro de Ponta Grossa ou para o Porto de Paranaguá.
O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que no segundo semestre serão lançados os editais para pavimentar com asfalto os quatro municípios paranaenses que permanecem com pavimentação primária, conforme as metas previstas no Plano de Governo 2011-2014. São eles Mato Rico, Coronel Domingos Soares, Doutor Ulisses e Campina do Simão. Guaraqueçaba, no Litoral do estado é objeto de um estudo diferenciado pelo DER.

GALERIA DE IMAGENS