O Governo do Paraná entregou nesta sexta-feira (23), na 17a Regional de Saúde (Londrina), mais uma série de Selos de Qualidade para unidades de saúde. Foram certificadas 31 unidades de dez municípios da regional. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Londrina com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, prefeitos, secretários municipais e cerca de 700 servidores da Saúde.
Caputo Neto disse que a conquista dos selos é motivo de orgulho para as equipes da atenção primária. “É preciso valorizar quem está fazendo a diferença na assistência e cuidado com as pessoas. Criamos este selo justamente para motivar as equipes a buscarem a excelência na sua rotina de trabalho, assim, fortalecemos a saúde de todo o Paraná”, destaca.
TUTORIA - Com o apoio de técnicos das Regionais de Saúde, as equipes das unidades são convidadas a modificar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.
Concluída cada fase do processo, a unidade passa por uma criteriosa avaliação, que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.
Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação. No total, 914 unidades de 336 municípios do Paraná já aderiram ao processo.
ENTREGA - Os dez municípios a receberem a certificação foram Alvorada do Sul, Ibiporã, Cambé, Jataizinho, Lupionópolis, Londrina, Miraselva, Rolândia, Cafeara e Tamarana. O secretário municipal de Saúde de Lupionópolis, Natal Garbulha Júnior, comentou a iniciativa pioneira do Estado em instaurar a programa de Tutoria nas Unidades. “Só trouxe benefícios para nossa cidade”, ressalta Natal.
“É frequente receber relatos positivos de municípios que participam do projeto de tutoria. Isso mostra que uma atenção primária fortalecida trabalha muito mais no sentido da prevenção de doenças e promoção da saúde”, acrescenta o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.
O secretário de Saúde de Lupionópolis garante dar continuidade aos esforços. “Fomos certificados com o Selo Prata, mas queremos o Ouro. Estamos muito satisfeitos e só tenho a agradecer a toda equipe e profissionais de saúde do município e do Estado que todo dia trabalham com afinco em prol da comunidade”, disse Garbulha.
Em 2017 já foram certificadas 245 Unidades de Saúde em Londrina. Na próxima semana, o Estado entregará Selos para unidades da 20a Regional - (-Toledo (dia 26); 11a Regional - Campo Mourão (27) e 2a Regional - Metropolitana (29).
Confira as unidades homenageadas:
SELO BRONZE
Alvorada do SulUnidade de Saúde Dr. Nivaldo
Antonio Grange
Unidade de Saúde Prefeito Mauro José Pierro
Unidade de Saúde Dr. Mauro Feu Filgueiras
Unidade de Saúde Olegário Mendes Borges
Unidade de Saúde La Fontaine Correa da Costa
Unidade de Saúde José Silva Sá
Unidade de Saúde Dr. Wilson Costa Funfas
Cambé
Unidade de Saúde Ana Rosa
Unidade de Saúde Novo Bandeirantes
Unidade de Saúde São Paulo
Ibiporã
Unidade de Saúde Prefeito Mauro José Pierro
Unidade de Saúde Dr. Mauro Filgueiras
Unidade de Saúde Olegário Mendes Borges
Unidade de Saúde La Fontaine Correa da Costa
Unidade de Saúde José Silva Sá
Unidade de Saúde Dr. Wilson Costa Funfas
Jataizinho
Unidade de Saúde Jesuíno Loures Salinet
Londrina
Unidade de Saúde Padovani José Guidugli
Unidade de Saúde Jamile Dequech Dr. João Turetta
Miraselva
Centro de Saúde de Miraselva
Rolândia
Unidade de Saúde São Martinho
Centro de Atenção Primária à Saúde do Jardim Nobre
Unidade de Saúde Rodolf Kemph
Unidade de Saúde Santiago
Unidade de Saúde Central
Unidade de Saúde Tomie Nagatani – Dr. Tertueino Aires Neto
Unidade de Saúde Vila Oliveira
Unidade de Saúde Bartira
SELO PRATA
Cafeara
Unidade de Saúde de Cafeara
Lupionópolis
Unidade de Saúde de Lupionópolis
Tamarana
Unidade de Saúde da Família Padre Carmel Bezzina