Estado apresenta suas
potencialidades em fórum na
província chinesa de Hubei

A vice-governadora Cida Borghetti e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto participam do evento. O objetivo é identificar novos mercados e prospectar oportunidades de investimentos
Publicação
03/06/2016 - 14:30

Confira o áudio desta notícia

A convite da província chinesa de Hubei, a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, participam, de 4 a 6 de junho, do "Fórum sobre Capacidade de Produção Global e Cooperação Empresarial", organizado pelo Governo da República Popular da China e pela província de Hubei.
O evento contará com representantes de governos, bancos de investimentos e organizações econômicas, companhias privadas e estatais, além de especialistas da área de comércio exterior e internacionalização de países da Ásia, Europa, América Latina, África e Oceania
O Fórum reunirá também cerca de 300 empresas chinesas interessadas em novos mercados e cooperações internacionais em cinco setores - infraestrutura, energia e mineração, máquinas e equipamentos, informação de rede, agricultura e produtos agrícolas.
A vice-governadora Cida Borghetti explica que o objetivo é reforçar a presença internacional do Paraná, detalhar as potencialidade regionais do Estado, identificar novos mercados e prospectar oportunidades de investimentos.
" O Paraná é a quarta maior economia do País, considerado um dos estados mais competitivos da América do Sul. Temos um ambiente de negócios propício para receber investimentos e firmar novas parcerias", diz.
Com a criação do Paraná Competitivo, ainda em 2011, o Estado ampliou a presença nos mercados nacional e internacional e atraiu cerca de R$ 40 bilhões em novos investimentos.
Recentemente o Paraná foi eleito o estado com a melhor estratégia para atração de investimentos da América do Sul, de acordo com análise do Jornal Financial Times FDI Intelligence.
ACORDO - A vice-governadora destaca que o Governo do Estado negocia desde o ano passado um acordo de cooperação com a província de Hubei com ênfase nas áreas de energia, agricultura, turismo e alta tecnologia. "Vamos aproveitar a participação no Fórum e avançar nas tratativas desse termo para fortalecer os laços comerciais e culturais entre o Paraná e Hubei", adianta Cida Borghetti.
PROGRAMAÇÃO – No evento estão previstas rodadas de diálogos e negociações, feiras empresariais, sessões específicas em nível regional e nacional, seminários temáticos, reuniões de negócios e cerimônias de assinatura de contratos de cooperação. O evento inicia neste sábado (4) e segue até segunda-feira (6), em Wuhan, capital de Hubei.
" No Fórum iremos identificar oportunidades e possíveis parceiros tanto de países da Ásia como de outros continentes. Entre as prioridades estão parcerias e investimentos em áreas de alta tecnologia e inovação", afirma o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto.
HUBEI - Localizada na região central da China, a província de Hunei tem 61 milhões de habitantes. Rica em recursos hídricos, Hubei é uma das base industriais mais importantes da China. Os setores industriais de destaque são automóveis, metalurgia, máquinas, energia elétrica, indústria química, a informação elétrica, indústria leve e a indústria têxtil e materiais de construção. Na agricultura a província é uma das maiores produtoras de grãos, óleo, algodão e arroz.
As passagens da vice-governadora e do presidente da APD foram pagas pelo governo da província de Hubei.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr