Escolas são premiadas
por participação no
programa Hora do Código

Equipamentos serão utilizados em atividades práticas para estimular interesse dos estudantes pelo mundo da computação
Publicação
21/12/2016 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Escolas e professores das redes estadual e municipal de ensino e do Instituto Federal do Paraná (Câmpus Telêmaco Borba) foram contemplados nesta semana pela participação no programa de computaçãoHora do Código.
As instituições de ensino e os profissionais foram premiados com impressoras 3D, kits de robótica, projetores multimídias e tablets, que serão utilizados em aulas práticas para reforçar o uso de novas tecnologias ao processo e ensino e aprendizado. O programa, desenvolvido em aproximadamente 180 países, envolveu todos os 470 alunos da Escola Estadual Pio XII, em Irati (Centro-Sul). Antes de iniciar as atividades, o agente educacional Martinho Augusto Costa, que coordenou as aulas, passou em todas as turmas para explicar os fundamentos básicos de programação e as propostas do programa. “É importante inserir os alunos nesse contexto tecnológico que está em constante processo de evolução”, disse.
O programa proporcionou aos estudantes uma nova visão sobre o mundo da programação. “Foi uma experiência muito produtiva porque eles aprenderam conceitos de programação de uma maneira lúdica através de jogos e isso prende a atenção”, contou Martinho, que recebeu um tablet. Já o colégio foi contemplado com um projetor multimídia.
A professora de Matemática do Colégio Estadual Mathias Jacomel, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), Regiane Slomski, lembrou que a experiência despertou nos estudantes o interesse pela área da computação. “O programa serviu como estímulo para os alunos saírem pouco do contexto teórico da sala e despertarem a criatividade para o mundo da programação”, disse Regiane, que orientou as atividades no colégio.
Regiane e o colégio receberam kits de robótica que serão utilizados para atividades práticas interdisciplinares. “Os alunos já estão inseridos no mundo tecnológico, por isso é preciso um trabalho planejado para o uso correto dessas tecnologias”, disse.
PROGRAMA – O programa Hora do Código é um movimento internacional que ocorre em cerca de 180 países e promove o aprendizado de programação de computadores de modo acessível.
O programa propõe que cada escola destine uma hora por aula ou que trabalhe o conteúdo no contraturno escolar. Na plataforma os professores e alunos tiveram acesso a vídeos-aulas com importantes nomes da informática como Bill Gates e Mark Zuckerberg, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS