Escolas que promovem gestão
participativa são premiadas

Prêmio da Secretaria de Estado da Educação reconhece as escolas que desenvolvem projetos pedagógicos inéditos e incentivam a participação da comunidade na administração financeira da unidade
Publicação
22/11/2016 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Educação entregou nesta terça-feira (22), em Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, o Prêmio de Gestão às escolas que desenvolvem projetos pedagógicos inéditos e incentivam a participação da comunidade na administração financeira da unidade. A premiação faz parte das linhas gerais do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que busca reduzir os índices de evasão e elevar a qualidade do ensino por meio da gestão escolar participativa.
O programa, desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria da Educação, é uma iniciativa inédita do Paraná que tem como objetivo promover e fortalecer a participação da comunidade no cotidiano pedagógico e financeiro das escolas paranaenses.
“A participação da comunidade nas decisões da escola faz a diferença porque torna as administrações escolares mais democráticas e ampliam as possibilidades de atividades pedagógicas inéditas, que proporcionam e garantem a qualidade do ensino aos nossos estudantes”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
Em 2017, o programa vai envolver escolas de 15 Núcleos Regionais de Educação. Para 2018, está prevista a primeira edição do Prêmio de Gestão Estadual, que irá escolher a melhor gestão escolar de todo o Paraná. “É um reconhecimento aos bons trabalhos que são desenvolvidos nas nossas escolas estaduais. Quando falamos de gestão escolar não podemos separar a administração financeira das práticas pedagógicas porque se existe um financeiro é para contribuir com as ações pedagógicas que as escolas desenvolvem”, explicou o chefe da CAF, Manoel José Vicente.
RECONHECIMENTO – A diretora Ellen Simone Stutz Souto, do Colégio Estadual do Campo Serrado das Cinzas, do município de Arapoti, que conquistou o primeiro lugar entre as escolas pertencente ao Núcleo de Educação de Wenceslau Braz, mencionou o envolvimento dos professores como um dos principais motivos pelo qual a escola foi eleita modelo de gestão participativa. “Os professores que lecionam em nossa escola são apaixonados pelo que fazem, participam ativamente de tudo que acontece na vida escolar dos estudantes e isso motiva a participação da comunidade. Esse envolvimento é o diferencial em nossa escola”, disse Ellen.
Segundo a diretora Sandra Regina Alves Koppe, do Colégio Estadual Professor Milton Benner, de Wenceslau Braz (segundo lugar), o programa é importante porque incentiva as boas administrações escolares. “É uma honra para a nossa escola ter ficado entre as melhores administrações do Paraná. O prêmio é simbólico, mas representa que estamos no caminho certo”, disse.
O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Wenceslau Braz ficou em terceiro lugar. A diretora Margareth Ferreira Rocha Pereira afirmou que o prêmio é o reconhecimento pelo empenho de professores e funcionários que trabalham com jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade correta. “O diferencial do nosso colégio é o foco na formação humana dos nossos estudantes e no esforço dos professores e funcionários. Essa soma faz a diferença”, contou.
As escolas foram premiadas, respectivamente, com R$ 6 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil. A aplicação dos recursos será definida pelas próprias unidades,01 de acordo com a prioridade de cada estabelecimento de ensino. O dinheiro pode ser utilizado para a compra de materiais de consumo, pequenos reparos e outras despesas relacionada à atividade educacional.
PRÊMIO - Nessa edição do programa já foram premiadas as melhores gestões escolares dos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê e Cianorte. Neste ano ainda serão premiadas as escolas dos núcleos de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti e Cornélio Procópio.
Para participar do projeto as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).