Escolas do campo se
destacam em prêmio de gestão

Programa da Secretaria Estadual da Educação reconhece trabalho coletivo na aplicação dos recursos públicos e no desenvolvimento de atividades pedagógicas inéditas
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19/09/2016 - 16:30
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As escolas do campo da rede estadual de ensino do Paraná possuem várias características em comum, mas uma delas tem se destacado ao longo dos últimos anos - o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar. A participação dos pais faz parte da vida dessas unidades que atendem populações rurais do Estado. Essa inclusão garante qualidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos que chegam às escolas e no desenvolvimento de projetos pedagógicos.
Essa parceria tem garantido as primeiras colocações na segunda edição do Prêmio Gestão CAF, da Secretaria da Educação, que reconhece o trabalho coletivo na aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento de atividades pedagógicas inéditas que contribuem com o desenvolvimento dos estudantes paranaenses.
A rede estadual de ensino possui 579 escolas do campo que atendem aproximadamente 85 mil alunos.“O envolvimento da comunidade faz parte da história das escolas do campo e essa aproximação contribui para a boa gestão financeira, cuidado com o patrimônio público e o desenvolvimento de ações pedagógicas que garantem o ensino de qualidade voltado para as necessidades específicas dessas comunidades”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
ORGULHO DA COMUNIDADE – O Colégio Estadual do Campo São Manoel, de Santa Maria do Oeste, na região Central do Estado, que ficou em primeiro lugar nessa edição do Prêmio Gestão, é a principal referência para as cerca de 100 famílias que vivem na comunidade rural de São Manoel. Além de atender estudantes do ensino médio, a escola também é o único ponto de encontro dos moradores para atividades esportivas, sociais, educacionais e de cidadania. A unidade conquistou a premiação entre as escolas pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga.
Essa interação foi reforçada ao longo dos anos através de ações pedagógicas que aproximaram a comunidade do cotidiano da escola. “A escola é o orgulho da nossa comunidade porque eles se sentem parte do nosso cotidiano, das ações e projetos desenvolvidos. Essa interação é fundamental para alcançarmos a educação de qualidade que queremos e ao mesmo tempo atender as necessidades da população”, disse a diretora Liane Maria Ianze.
Uma dessas ações é a reunião semanal com as mulheres da comunidade para aulas de exercícios físicos e de alongamento realizadas com a supervisão da professora de Educação Física do colégio. Outra iniciativa foi transformar a escola em um espaço de cultura e lazer. Nos finais de semana, por exemplo, a quadra esportiva e as mesas de pingue-pongue ficam à disposição da comunidade. A unidade também disponibiliza acesso gratuito à internet sem fio aos visitantes.
ESCOLA DE TODOS - No Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, localizado no distrito Guará, em Guarapuava, também no Centro do Estado, a participação dos 470 alunos na administração é um dos alicerces da boa gestão desenvolvida na escola. Para incentivar a participação estudantil, o colégio criou nove núcleos setoriais nos quais cada aluno é responsável por um setor da escola. Os grupos são divididos em áreas de ensino, saúde, limpeza, esportes e gestão financeira, entre outros.
Segundo o diretor Luiz Alberto Ogibowski, o objetivo é, além de cuidar e participar ativamente das ações da escola, criar nos alunos o sentimento de responsabilidade com a coisa pública no meio em que vivem. “Essa metodologia cria nos alunos o sentimento de pertencimentos e responsabilidade com a coisa pública. Ao invés de procurar culpados por alguma situação errada, eles procuraram soluções na escola, em casa ou na própria comunidade”, explicou.
Em três anos de projeto já é possível observar vários benefícios. “Os alunos se tornaram mais pró-ativos para resolver os desafios diários que aparecem na gestão escolar e estão mais comprometidos com o cuidado da escola”, disse Luiz.
A participação estudantil contribuiu para que o colégio ganhasse o primeiro lugar no Prêmio de Gestão, entre as 59 escolas pertencentes ao Núcleo de Educação de Guarapuava.
Para participar, as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

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