As aulas vivenciais das Escolas de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná começam no próximo dia 21 nas unidades de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Direcionadas a crianças, as atividades contam com o apoio da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv).
“A conscientização dos alunos é fundamental para reduzir a mortalidade no trânsito. As ações da Coordenadoria de Educação de Trânsito do DER devem ser parte integrante do planejamento feito pelos agentes públicos ligados ao rodoviarismo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Nas aulas, os policiais rodoviários vão falar aos alunos sobre situações rotineiras do trânsito e destacarão, entre outros aspectos, a necessidade de compartilhar harmoniosamente o espaço nos deslocamentos em vias públicas.
As atividades práticas somam-se aos ensinamentos teóricos das professoras regentes em sala de aula, que utilizam material pedagógico cedido pelo Governo do Estado.
Para a coordenadora geral da Escola de Trânsito de Curitiba, Maria Lúcia Kutianski, a responsabilidade das escolas é orientar e investir em novas alternativas educacionais para as crianças, visando uma mobilidade segura dos pedestres, passageiros e ciclistas.
A coordenadora lembra que esta é a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito (2011-2020), estabelecida pela Organização Mundial da Sáude (OMS). Segundo ela, as escolas que já atuam na área começam a elaborar novos projetos para a redução da mortalidade nas vias públicas, por meio de um mapeamento das situações de risco.
“A conscientização dos alunos é fundamental para reduzir a mortalidade no trânsito. As ações da Coordenadoria de Educação de Trânsito do DER devem ser parte integrante do planejamento feito pelos agentes públicos ligados ao rodoviarismo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Nas aulas, os policiais rodoviários vão falar aos alunos sobre situações rotineiras do trânsito e destacarão, entre outros aspectos, a necessidade de compartilhar harmoniosamente o espaço nos deslocamentos em vias públicas.
As atividades práticas somam-se aos ensinamentos teóricos das professoras regentes em sala de aula, que utilizam material pedagógico cedido pelo Governo do Estado.
Para a coordenadora geral da Escola de Trânsito de Curitiba, Maria Lúcia Kutianski, a responsabilidade das escolas é orientar e investir em novas alternativas educacionais para as crianças, visando uma mobilidade segura dos pedestres, passageiros e ciclistas.
A coordenadora lembra que esta é a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito (2011-2020), estabelecida pela Organização Mundial da Sáude (OMS). Segundo ela, as escolas que já atuam na área começam a elaborar novos projetos para a redução da mortalidade nas vias públicas, por meio de um mapeamento das situações de risco.