Escola e bibliotecas do Oeste ganham 1,6 mil livros da Sanepar

A Sanepar entregou livros técnicos, de literatura infantil e juvenil, de literatura contemporânea, entre outros, para uma escola da área rural e para as bibliotecas públicas de Guaraniaçu e de Ouro Verde do Oeste.
Publicação
04/08/2017 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar entregou livros técnicos, de literatura infantil e juvenil, de literatura contemporânea, entre outros, para uma escola da área rural e para as bibliotecas públicas de Guaraniaçu e de Ouro Verde do Oeste. Foram doados 1,6 exemplares de livros novos e seminovos, arrecadados na campanha social Livro Solidário, desenvolvida de forma permanente junto aos empregados da Sanepar.

Na tarde da quinta-feira (03), o gerente da Unidade de Serviços de Pequenas Comunidades, Igor Laércio Rusch, entregou 400 livros para Biblioteca Cidadã Katya Palmira Lorençato, e de 500 livros de literatura infantil e juvenil para a Escola Municipal do Campo São Judas Tadeu, da Linha São João, no município de Guaraniaçu.

Participaram das solenidades o prefeito Osmário de Lima Portela, a secretária municipal de Educação, Ana Rosa Gregório, a diretora da escola, Iloni Basso, professores, alunos, técnicos da Sanepar e funcionários do município.

Igor disse que a campanha tem por finalidade principal levar a literatura para as crianças das escolas das comunidades rurais atendidas pelo Programa de Saneamento Rural da Sanepar. “Além de levar água tratada e com qualidade, queremos dar acesso aos livros e estimular o gosto pela literatura aos estudantes e às comunidades”, explicou o gerente.

O prefeito Osmário destacou que é sempre bom receber benefícios para a educação e que esse foi um passo importante dado pelos empregados da Sanepar. “Nada substitui um livro na busca do conhecimento, da pesquisa e do crescimento pessoal. É um marco que ficará para sempre na memória da comunidade de Guaraniaçu”, disse.

Na manhã da sexta-feira (04), os livros foram doados à Biblioteca Pública Osébio Sallet, no município de Ouro Verde do Oeste. Participaram o prefeito Aldacir Domingos Pavan, a vereadora Marlene Montanari, a secretária de Educação, Marlene Zorzo, a secretária de Assistência Social, Aline dos Santos, alunos das escolas da cidade e integrantes do Projeto Violão. A biblioteca teve ampliado o seu acervo em mais de 700 livros.

“O hábito da leitura enriquece o conhecimento e quem lê nunca está sozinho”, disse o prefeito Pavan. Ele informou que a parceria com a Sanepar tem dado muitos resultados positivos. “100% dos produtores rurais de Ouro Verde do Oeste contam com água tratada em suas propriedades e agora que temos bons livros os jovens podem se preparar para ajudar o Brasil futuramente”.

O projeto Livro Solidário teve início em 2015 e graças às doações de livros feitas pelos empregados da Sanepar, até o momento, já foram beneficiadas 5 escolas e uma biblioteca pública do Estado. No total, foram doados mais de 3 mil livros nos municípios de Rebouças, Prudentópolis e São João do Triunfo.

APRESENTAÇÕES – Os alunos da Escola Municipal do Campo São Judas Tadeu apresentaram um musical e um teatro que retrata a trajetória, as conquistas e as parcerias da instituição de ensino com o município, com a Sanepar, com a comunidade e com cooperativas e empresas que atuam no município para a revitalização da biblioteca. Com as doações da Sanepar, a escola teve seu acervo duplicado.

Já em Ouro Verde do Oeste, os alunos que integram o Projeto Violão, mantido pelo município, fizeram apresentação de músicas.