Entra em operação a
balsa do Rio Ribeira

Autorizada pela Capitania dos Portos, embarcação opera das 6 às 18 horas
Publicação
16/09/2011 - 18:50

Confira o áudio desta notícia

A Capitania dos Portos de Paranaguá liberou a operação da balsa que fará a travessia do Rio Ribeira, entre Doutor Ulysses e Cerro Azul, na PR-092. A embarcação começou a operar nesta sexta-feira (16) e sua utilização é gratuita para os condutores. A travessia será feita entre as 6 horas e as 18 horas. A informação é da Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Depois de vistoria técnica, a Marinha concluiu que as condições de navegabilidade do trecho são seguras e autorizou a operação de travessia de automóveis e caminhões entre os dois municípios, reduzindo em cerca de 250 quilômetros o trajeto até a capital do Estado.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) providenciou a instalação da balsa para fazer a ligação provisória até que seja construída uma nova ponte para substituir a antiga estrutura que foi destruída pelas chuvas. A passagem será a montante do rio, devido à topografia e profundidade mais apropriadas à operação. A balsa permitirá a passagem de oito carros ou dois caminhões de cada vez. O local fica a aproximadamente 1.800 metros do local da antiga ponte. Para realizar adequações ao acesso à balsa, o DER mantém no local uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, uma escavadeiras e três caminhões basculantes.
Até hoje a opção de quem mora depois do rio, em Doutor Ulysses, era de fazer um desvio até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151. A embarcação, dividida em seis partes, veio de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, transportada por caminhão. Depois da montagem da embarcação, na margem do rio Ribeira, foi feita a vistoria.
PONTE – O projeto de construção da nova ponte já está em andamento. A obra terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER é de R$ 6.791.000. O projeto passará a integrar o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado, uma vez que o município é um dos cinco em todo o Paraná que ainda não tem acesso asfaltado. “Uma das metas do governo Beto Richa é a pavimentação do acesso a Doutor Ulysses”, disse o diretor geral do DER, Nelson Farhat.

GALERIA DE IMAGENS