Entidades destacam importância de fomentar o empreendedorismo

Fomento Paraná, Caixa Econômica Federal e Sebrae apresentaram projetos que podem contribuir para o desenvolvimento das economias locais.
Publicação
30/11/2012 - 14:56
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O crédito e as garantias de crédito para fomento a geração de renda municipal foram temas de painel apresentado nesta sexta-feira (30/11), durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos que acontece em Foz do Iguaçu. Falaram sobre o assunto o presidente do Sebrae-PR, Jefferson Nogarolli, Paulo Alvin, gerente nacional de acesso a mercados e serviços financeiros do Sebrae, Juraci Barbosa Sobrinho diretor presidente da Fomento Paraná e Ilton Cabral Gerente Regional da Caixa Econômica Federal.
Barbosa Sobrinho aproveitou a oportunidade para apresentar a equipe da Paraná Fomento e enfatizou que os prefeitos tem na agência um aliado para incentivar o empreendedorismo em suas cidades. Ele explicou que o Estado pratica uma das taxas de juros mais baixas do País como forma de estimular a abertura e ampliação de negócios.
“O prefeito tem de estender a mão para os empreendedores municipais e nós temos muitas ferramentas para auxiliá-los. Quanto mais agentes de crédito vocês estiverem nos seus municípios, mais rápido poderemos atender aos empreendedores”, concluiu.
O representante da Caixa informou que a instituição vai visitar os prefeitos eleitos para apresentar um caderno de opções para auxiliar os municípios a desenvolver linhas de microcrédito e também explicar sobre o funcionamento do programa Minha Casa Minha Vida. “A Caixa é um parceiro do governo do estado e dos municípios”, enfatizou.
Paulo Alvin, do Sebrae Nacional, disse que é fundamental que as prefeituras façam parcerias para gerar um ciclo de desenvolvimento. Ele citou que neste processo é fundamental a criação de sociedades Garantidora de Crédito para o impulso do crescimento local. “Cada real investido em uma sociedade garantidora de crédito rende quatro reais em crédito para investimento”, exemplificou.