Engenheiros agrônomos homenageiam secretário da Agricultura

Norberto Ortigara foi homenageado com a outorga do título de engenheiro agrônomo honorário. Ele foi condecorado com um broche símbolo do Engenheiro Agrônomo
Publicação
01/03/2011 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, foi homenageado na noite de segunda-feira (28) na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, em Curitiba, com a outorga do título de engenheiro agrônomo honorário. Ortigara foi condecorado com um broche símbolo do Engenheiro Agrônomo.
Segundo o presidente da Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Florindo Dalberto, a homenagem é um reconhecimento da categoria pela iniciativa de Ortigara em valorizar os profissionais de carreira do serviço público dentro de sua gestão, em especial os engenheiros agrônomos.
Economista por formação, Ortigara está contemplando o profissional engenheiro agrônomo em cargos importantes da gestão da Secretaria da Agricultura. Segundo Dalberto, os presidentes das seis empresas vinculadas à Secretaria são engenheiros agrônomos, o que é inédito.
De acordo com Dalberto, a homenagem se estende também ao governador Beto Richa, porque indicou um servidor de carreira para o cargo máximo da Secretaria da Agricultura, e com esse gesto demonstrou a existência entre os servidores de carreira de pessoas com competência e seriedade. O secretário foi elogiado por ter escolhido boa parcela de engenheiros agrônomos para compor sua equipe, todos de carreira no serviço público e comprometidos com o setor.
Norberto Ortigara foi à sede da Federação dos Engenheiros Agrônomos para participar do evento “Debate Papo Agronômico”, para conversar com os profissionais de diversas entidades do Estado sobre a agricultura do Paraná, a ser executado no governo Beto Richa.
Entre os engenheiros agrônomos e representantes do agronegócio presentes estavam os diretores-presidentes Florindo Dalberto, do Iapar; Rubens Niederheitmann, do Instituto Emater; Luiz Damaso Guzzi, da Ceasa; João Carlos Zandoná, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia; Carlos Scotti, da Claspar; os engenheiros agrônomos Silvestre Staniszewski, Alvaro Cabrini, presidente da Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) e Luiz Lucchesi, presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos do Paraná – Curitiba.
Houve pronunciamento de todos os participantes, onde o foco principal foi o papel da ciência, tecnologia, inovação e ética no resgate do Sistema Siagri, onde a sustentabilidade do agronegócio, a educação, a gestão do meio, e qualidade de vida no meio rural, a produtividade, qualidade e sanidade da produção foram as tônicas principais da discussão.

GALERIA DE IMAGENS