A 11ª Regional de Saúde (Campo Mourão) recebeu nesta semana o Encontro Regional de Ouvidores. O objetivo foi promover a troca de experiências, ideias e processos de trabalho desenvolvidos pelas ouvidorias. A programação também contemplou a 1ª Mostra de Experiências das Ouvidorias de Saúde da Regional.
“O trabalho junto aos ouvidores municipais reforça o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estadual de Saúde que busca o efetivo exercício da cidadania com uma gestão democrática”, ressalta a coordenadora da Ouvidoria Geral da Saúde, Oliva Vasconcellos.
Para a ouvidora da 11ª Regional de Saúde, Crislaine Raquel Ruppenthal, o evento motiva e integra os profissionais. “Além da motivação e da integração, o encontro valoriza o trabalho que é desenvolvido, possibilitando aprendizagem mútua pela troca de experiências, uma maior maturidade no trabalho e melhor qualificação das ouvidorias municipais”, diz.
EXPOSIÇÃO – As apresentações da mostra abordaram as realidades encontradas pelas ouvidorias. A exposição apresentou formas facilitadoras de trabalho e incentivadoras da participação popular, como a utilização de Ouvidorias Itinerantes em eventos de grande relevância local – a exemplo da Operação Verão Paraná, que ocorre no Litoral do Estado durante a temporada.
Durante o encontro houve atividades em grupos com a elaboração de metas, objetivos e indicadores para o planejamento estratégico das ouvidorias municipais para os próximos quatro anos. O resultado do evento será apresentado aos gestores de saúde na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (27).
A Ouvidoria Geral da Saúde e sua rede receberam de janeiro a agosto deste ano em torno de 12 mil manifestações e 80% delas já foram concluídas.
PRESENÇAS – Estiveram presentes os ouvidores municipais de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Iretama, Mamborê, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador, Terra Boa e dos hospitais: Hospital Municipal São Luiz de Altamira do Paraná, Hospital Municipal Arnaldo Coneglian, Hospital Público Municipal Santa Rosa de Lima de Iretama, Hospital Municipal Roncador, Hospital Municipal São Judas Tadeu de Terra Boa, Santa Casa São Vicente de Paulo de Terra Boa, Santa Casa Campo Mourão, e as ouvidoras Patrícia Maria Cardoso Ferreira e Liliane Rocha Almeida, da 14ª e 12ª Regional de Saúde, respectivamente.