A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou da reunião com profissionais da assistência social da Região Metropolitana de Curitiba, na Casa da Mulher Brasileira, instalada no Cabral, em Curitiba. O encontro, que aconteceu dia 22 de maio, orientou as equipes técnicas sobre a parceria para acolhimento de mulheres vítimas de violência.
“A Secretaria da Família tem coordenações para garantia de direitos das pessoas: da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente e da mulher. Valorizamos a família como um todo. Se um membro não estiver bem a família inteira padece, não adianta trabalhar de forma segmentada”, explicou Fernanda Richa.
A Casa da Mulher concentra os atendimentos em Curitiba, mas ampliará seu alcance, tornando mais fácil o acesso de mulheres dos 29 municípios da região metropolitana. A proposta é fortalecer o atendimento e levar para a rede socioassistencial as mulheres que se encontram em situação de violência.
A coordenadora estadual da Política da Mulher, Ana Cláudia Machado, explica que a aproximação com os municípios e os órgãos que trabalham na rede de atendimento é melhora o diálogo e a troca de experiências.
“Cada representante regional consegue ter contato com quem enfrenta os mesmos desafios. Também, com a aproximação, haverá comunicação mais rápida entre os órgãos que realizam o atendimento nos municípios e a Casa da Mulher Brasileira”, esclarece.
ESTRUTURA – A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que reúne, num único espaço, vários serviços e órgãos que atendem mulheres em situação de violência, como juizado especializado, Defensoria Pública e Ministério Público. Composta por uma gestão tripartite, tem representação federal, estadual e municipal.
“Temos uma representante estadual que, dentre outras funções, dá suporte para os órgãos estaduais que estão dentro da casa, como Polícia Civil, Polícia Militar e Defensoria Pública”, completa Ana Cláudia.