Encontro orienta equipes sobre acolhimento de mulheres vítimas de violência

Reunião na Casa da Mulher Brasileira, em Curitiba, reuniu representantes da assistência social dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba para ampliar atendimento a essas cidades. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou do encontro.
30/05/2018 - 18:00

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou da reunião com profissionais da assistência social da Região Metropolitana de Curitiba, na Casa da Mulher Brasileira, instalada no Cabral, em Curitiba. O encontro, que aconteceu dia 22 de maio, orientou as equipes técnicas sobre a parceria para acolhimento de mulheres vítimas de violência.

“A Secretaria da Família tem coordenações para garantia de direitos das pessoas: da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente e da mulher. Valorizamos a família como um todo. Se um membro não estiver bem a família inteira padece, não adianta trabalhar de forma segmentada”, explicou Fernanda Richa.

A Casa da Mulher concentra os atendimentos em Curitiba, mas ampliará seu alcance, tornando mais fácil o acesso de mulheres dos 29 municípios da região metropolitana. A proposta é fortalecer o atendimento e levar para a rede socioassistencial as mulheres que se encontram em situação de violência.

A coordenadora estadual da Política da Mulher, Ana Cláudia Machado, explica que a aproximação com os municípios e os órgãos que trabalham na rede de atendimento é melhora o diálogo e a troca de experiências.

“Cada representante regional consegue ter contato com quem enfrenta os mesmos desafios. Também, com a aproximação, haverá comunicação mais rápida entre os órgãos que realizam o atendimento nos municípios e a Casa da Mulher Brasileira”, esclarece.

ESTRUTURA – A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que reúne, num único espaço, vários serviços e órgãos que atendem mulheres em situação de violência, como juizado especializado, Defensoria Pública e Ministério Público. Composta por uma gestão tripartite, tem representação federal, estadual e municipal.

“Temos uma representante estadual que, dentre outras funções, dá suporte para os órgãos estaduais que estão dentro da casa, como Polícia Civil, Polícia Militar e Defensoria Pública”, completa Ana Cláudia.