Encontro discute
projetos nas áreas da saúde,
segurança e infraestrutura

Empresários e prefeitos da região participaram de reunião com a vice-governadora, Cida Borghetti. Eles apresentaram as prioridades e elogiaram o ajuste fiscal implantado pelo governador Beto Richa
Publicação
23/10/2015 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

Empresários e prefeitos da região de Maringá participaram nesta nesta sexta-feira (23) de uma reunião com a vice-governadora Cida Borghetti para alinhar as obras prioritárias para o desenvolvimento econômico e social do Noroeste. O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim). Participaram o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, e o presidente da Acim, Marcos Tadeu Barbosa.
Foram discutidos projetos para as áreas de saúde, infraestrutura e segurança. Foi enfatizado repasse, já realizado pelo Governo do Estado, de R$ 10 milhões para investimentos no Hospital Universitário. Também já foram repassados R$ 13 milhões para a construção de um Centro de Especialidades em Maringá para atender toda a região Noroeste. A obra está em fase de licitação.
“Saúde é uma área prioritária que tem merecida atenção especial do nosso governo. Vamos investir ainda mais garantindo a qualidade do atendimento da nossa população”, disse a vice-governadora. “O governo estadual está de portas abertas aos prefeitos, independente, do partido”, afirmou.
No encontro, foi destacado o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para realização de estudos e projetos para implantação do Trem Pé Vermelho, uma linha ferroviária de 150 quilômetros ligando Maringá a Londrina. O trem de passageiros deve passar por 13 cidades das duas regiões.
OBRAS - Entre as obras discutidas, está a conclusão da duplicação de Maringá a Paiçandu e a duplicação de 20 quilômetros entre Maringá e Iguaraçú. “Uma obra importante que não necessita de nenhuma desapropriação. Estamos otimistas”, avaliou o prefeito de Iguaraçu, Sebastião Silva.
O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Itambe, Antonio Carlos Zampar, agradeceu o apoio do governo estadual e alertou que os municípios estão sobrecarregados com a queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Com a diminuição de receita, precisamos cada vez mais do apoio do Estado para prestar um serviço de qualidade para população”, disse.
Box 1
Prefeitos e empresários falam
sobre importância do ajuste fiscal
No encontro com a vice-governadora, os empresários e prefeitos também ressaltaram as medidas de ajuste fiscal implantadas pelo governador Beto Richa. “Sentimos o ajuste mas reconhecemos que foi pelo bem do Paraná. Agora, quando todos estados estão com as receitas comprometidas com a crise, chegamos fortes e bem estruturados”, avaliou o prefeito de Lobato, Fábio Chicarolli. Para o prefeito de Colorado, Joaquim Rodrigues, se o governo não tivesse tomado essa decisão, os municípios estariam com dificuldades de pagar a folha de pagamento dos servidores. “Estaríamos com muitas dificuldades porque os repasses da União caíram e o que nos tem salvo é a receita do ICMS”, disse.
A reunião contou com a presença do deputado federal Ricardo Barros e do deputado estadual Doutor Batista.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS